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Crenças e conceções de estudantes de educação física ao longo da formação inicial
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Palavras-chave

Formação inicial
Educação Física
Conceções
Professor competente
Professor cooperante

Como Citar

ALBUQUERQUE, Alberto Aires; PINHEIRO, Cláudia Maria; BATISTA, Paula Fazendeiro. Crenças e conceções de estudantes de educação física ao longo da formação inicial: estudo nos setores público e privado em Portugal. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 127–147, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i2.8637620. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637620. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O principal propósito deste estudo foi procurar perceber se estudantes de Educação Física e Desporto dos setores público e privado em Portugal alteram as suas conceções acerca do que é um bom professor ao longo da sua Formação Inicial. Adicionalmente procurou-se detetar qual o papel do Professor Cooperante neste processo. O estudo incorporou uma componente longitudinal, em que participaram 296 estudantes aos quais foi aplicado um questionário, em 3 anos momentos distintos do curso e uma componente transversal em que o corpus do estudo foi o relatório final de estágio de 90 estagiários. Os procedimentos de análise utilizados foram as medidas descritivas básicas para as questões fechadas do questionário e a análise de conteúdo para a questão aberta e relatórios de estágio. Os resultados indicaram que ocorreram transformações das conceções dos estudantes acerca do que é um bom professor, passando de uma valorização dos aspetos de natureza ética e relacional, para os de natureza técnica. Em termos do Professor Cooperante este emergiu como uma figura central ao processo formativo dos estagiários (último ano do curso), sendo-lhe atribuído os papéis de apoio e de orientação. As diferenças entre os estudantes do setor público e privado não foram relevantes.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i2.8637620
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