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Usain Bolt e o corpo máquina
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Palavras-chave

Corpo
Ciência e tecnologia
Anúncio publicitário
Usain Bolt
Nissan GT-R

Como Citar

ZOBOLI, Fabio; NOVA, Jéssica Vitorino da Silva Terra; SANTOS, Suely Oliveira dos; MENEZES, Eduardo Carvalho Gomes de. Usain Bolt e o corpo máquina: associações e metáforas no anúncio publicitário do Nissan GT-R. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 54–82, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i2.8640655. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640655. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As metáforas do corpo com a máquina se transformaram historicamente sob as condições que as ciências/tecnologias lhes oportunizaram. Num primeiro momento a metáfora aparece sob a ótica do “relógio”, avança para o modelo da “máquina a vapor”, e, na contemporaneidade, assume a condição do “chip”. Sendo assim, tal artigo tem como objetivo analisar os elementos metafóricos de um anúncio publicitário capaz de conferir a relação entre corpo e máquina através da manipulação simbólica do atleta/velocista Usain Bolt e do carro superesportivo Nissan GT-R, respectivamente. Através de uma abordagem qualitativa do tipo descritivo exploratória, foi feita uma análise de produto midiático sob o método da “análise fílmica” partindo de quatro temas: 1) perspectivas mecânicas e anatômicas; 2) velocidade e aerodinâmica; 3) performance e suas tecnologias; 4) recordes, títulos e prêmios. Os resultados apontam que o anúncio suspenso para análise metaforiza o corpo de Bolt com a máquina pautado sob a óptica da anatomia e da fisiologia numa mescla com artefatos mecânicos e tecnológicos do Nissan GT-R.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640655
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