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Os esportes radicais como conteúdo interdisciplinar no contexto escolar
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Palavras-chave

Esportes radicais
Interdisciplinaridade
Escola

Como Citar

TOMIO, Bruno Wilwert; SILVA, Daniela da; DALCASTAGNÉ, Giovanni; LAMAR, Adolfo Ramos. Os esportes radicais como conteúdo interdisciplinar no contexto escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 104–129, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i1.8644769. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8644769. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A interdisciplinaridade evidencia-se como possibilidade de renovação curricular e de busca por uma educação de qualidade, que visa uma substituição da fragmentação e particularidades para uma visão de totalidade, coletiva e social. Já os Esportes Radicais se apresentam pela possibilidade inovadora e de reflexão no âmbito escolar. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos professores das escolas básicas municipais de Blumenau, Santa Catarina, Brasil, sobre a inserção dos Esportes Radicais como conteúdo interdisciplinar no contexto escolar. Este estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, em que foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores de diferentes disciplinas das escolas básicas municipais de Blumenau. Com base na pesquisa, é possível destacar a necessidade de romper e superar as barreiras presentes no sistema educacional e social para de fato proporcionar uma perspectiva interdisciplinar aos conteúdos abordados na escola, nesse caso especificamente, os Esportes Radicais.

https://doi.org/10.20396/conex.v14i1.8644769
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