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Análise de conteúdo de provas e seus respectivos editais de concursos públicos municipais para a contratação de licenciados em Educação Física no Estado de São Paulo
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Palavras-chave

Políticas Públicas
Profissão Docente
Análise de Conteúdo
Inserção Profissional

Como Citar

DONATANGELO, Caio Stefano Ruiz; SANTOS, Ana Lúcia Padrão dos. Análise de conteúdo de provas e seus respectivos editais de concursos públicos municipais para a contratação de licenciados em Educação Física no Estado de São Paulo. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 335–352, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i3.8652190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652190. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Para trabalhar como docente dentro do sistema de ensino básico público, o profissional licenciado em Educação Física precisa ser aprovado por um processo de concurso público. Este trabalho debruça-se sobre o que um profissional licenciado em Educação Física se depara ao participar de um processo de seleção de funcionários do sistema de ensino básico público. O método utilizado foi a análise de conteúdo de provas e de seus respectivos editais dos anos de 2015 e 2016 submetidos a descrições qualitativas e quantitativas através da categorização temática dos conteúdos encontrados e a anotação de suas recorrências.  A análise destes documentos permitiu a descrição do repertório de conhecimentos da Educação Física que se subentende como pertinentes para o exercício docente na perspectiva do Estado e suas diferenças entre as provas de cada município. A partir dos resultados encontrados, percebeu-se uma grande heterogeneidade de composição dos conteúdos entre as provas dos municípios, sendo assim é possível entender como uma possibilidade a revisão dos mecanismos de execução e coordenação de concursos públicos dos sistemas educacionais municipais, visando o oferecimento de uma educação pública de maior qualidade para a sociedade.

https://doi.org/10.20396/conex.v16i3.8652190
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