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Militarização da escola pública em Goiás
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Palavras-chave

Autoritarismo
Educação física escolar
Militarização
Escolas públicas

Como Citar

QUIROGA, Fernando Lionel; PAOLUCCI, Beatriz Aparecida; PIRES, Kelly; NEVES, Isaac de Lima; ALMEIDA, Maycon Ornelas. Militarização da escola pública em Goiás: dilemas da educação física escolar em tempos de autoritarismo. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021029, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8660879. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660879. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Discute-se neste artigo o processo histórico que culminou na militarização de uma parte da escola pública do estado de Goiás, cuja ideia e vem sendo disseminada todo o país sob um processo que consiste na transferência da gestão escolar ao poder da Polícia Militar por meio de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública. O objetivo deste artigo consistiu em discutir o contexto da crise educacional brasileira como pano de fundo da militarização da escola pública e os dilemas que se impõe à Educação Física Escolar (EFE) a partir desta transferência de modelo de gestão. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa teórica/bibliográfica de abordagem qualitativa. No sentido de dar uma resposta aos elementos decorrentes da articulação entre militarização da escola e educação física escolar, formulamos um problema de investigação acerca da temática. Resultados e Discussão: Julgamos a militarização da escola pública como uma política oportunista que sob a aparência de restauro da autoridade e da ordem busca implementar políticas neoliberais. Quanto à Educação Física Escolar (EFE), subsumida a este contexto, salienta-se a importância e o renascimento da crítica como forma de resistência, posicionamento e luta pelos valores democráticos. Conclusões: Como a EFE depende de quem a exerce no cotidiano das escolas, é crucial que a compreensão acerca da militarização possa superar a concepção do senso comum que a toma como uma resposta à altura da crise na educação, e possa compreender mais a fundo, desvelando os sentidos subjacentes desta transferência de gestão.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660879
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