Banner Portal
Ginástica rítmica e pedagogia do esporte
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
PDF

Palavras-chave

Ginástica
Esportes - pedagogia
Revisão sistemática
Prática profissional

Como Citar

BRANT, Tuffy Felipe; OLIVEIRA, Laura de; NUNOMURA, Myrian. Ginástica rítmica e pedagogia do esporte: uma revisão integrativa . Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024025, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8673332. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8673332. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Objetivos: descrever e revisar a literatura sobre a transversalidade entre a Pedagogia do Esporte (PE) e a Ginástica Rítmica (GR), bem como discutir e avançar com implicações práticas para essa modalidade a partir da nossa experiência profissional. Metodologia: realizamos uma revisão sistemática integrativa de artigos empíricos que explicitassem GR nas palavras-chave e se relacionassem com temas da PE. Após a análise, os artigos foram organizados em três tópicos: aspectos psicopedagógicos, formação profissional e envolvimento parental. Resultados e discussão: a revisão de sete artigos apontou a importância de adequar o ensino e treinamento às particularidades dos praticantes, estabelecer estratégias motivacionais para as práticas e relacionamentos mais positivos na GR. As principais implicações práticas identificadas foram: oportunizar experiências motoras gerais nas rotinas da GR; aumentar feedbacks positivos e diálogos com as ginastas; incentivar trabalhos coletivos; investir na qualificação de treinadores; e aproximar os pais da modalidade para favorecer o apoio mais consciente. Conclusão: apesar dos resultados promissores, este estudo selecionou apenas artigos que explicitassem GR nas palavras-chave, o que sugere a existência de muitas áreas ainda a serem exploradas no diálogo da PE com a GR.

 

https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8673332
PDF

Referências

ÁLVAREZ, Octavio S.; FALCO, Coral; ESTEVAN, Isaac; MOLINA-GARCÍA, Javier; CASTILLO, Isabel. Intervención psicológica en un equipo de gimnasia rítmica deportiva: Estudio de un caso. Revista de Psicología del Deporte, v. 22, n. 2, p. 395-401, 2013. Disponível em: https://archives.rpd-online.com/article/download/v22-n2-alvarez-falco-estevan-molina-garcia-castillo/1265-4350-1-PB.pdf. Acesso em: 5 ago. 2022.

AMENGUAL, M.; LLEIXÀ, Teresa. La creatividad motriz en gimnasia rítmica deportiva en edad escolar. International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport, v. 11, n. 43, p. 548-563, 2011. Disponível em: http://cdeporte.rediris.es/revista/revista43/artcreatividad233.htm. Acesso em: 11 mai. 2022.

ARMOUR, Kathleen. What is ‘sport pedagogy’ and why study it?. In: Sport Pedagogy. Routledge, 2013. p. 29-41.

BATISTA, Amanda; GARGANTA, Rui; CARVALHO, Lurdes. Body diffi¬culties in rhythmic gymnastics routines. Science of Gymnastics Journal, v. 11, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.fsp.uni-lj.si/en/research/scientific-magazines/science-of-gymnastics/previous-issues/2019022419120669/. Acesso em: 24 abr. 2022.

BELÃO, Mariana; MACHADO, Livia Philadelpho; MORI, Patricia Maria Martins. A formação profissional das técnicas de Ginástica Rítmica. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP. v. 15, n. 1, p. 61-68, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2139/2284. Acesso em: 3 mai. 2022.

BOAVENTURA, Patrícia Luiza Bremer. Técnica, estética, educação: os usos do corpo na Ginástica Rítmica. 2016. 445 f. Tese (Doutorado) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

BOAVENTURA, Patrícia Luiza Bremer; VAZ, Alexandre Fernandez. Corpos femininos em debate: ser mulher na Ginástica Rítmica. Movimento, v. 26, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.90272. Acesso em: 19 mai. 2023.

BOBO-ARCE, Marta; MÉNDEZ-RIAL, Belia. Determinants of competitive per¬formance in rhythmic gymnastics: a review. Journal of Human Sport and exercise. v. 8, n. 3, p. 711-727, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4100/jhse.2013.8.Proc3.18. Acesso em: 30 jun. 2021.

BUSTOS, Rosário Cisternas; DONARI-MUÑOZ, Gianella; MAHNCKE-VALENZUELA, Flavia; RETAMAL-MUÑOZ, Kamila; PÉREZ-COURBIS, Camila; FUENTES-VILUGRÓN, Gerardo; LAGOS-HERNÁNDEZ, Roberto. Conductas alimentarias de riesgo y preocupación por la imagen corporal en gimnastas chilenas. Revista mexicana de trastornos alimentarios, v. 10, n. 4, p. 384-396, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22201/fesi.20071523e.2020.2.662. Acesso em: 9 ago. 2022.

COSTA, Roberto Rocha; SANTOS, Marcele Oliveira Pil dos; PEREIRA, Shanaine de Souza; GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do Esporte: publicações em periódicos científicos brasileiros de 2010 a 2015. Conexões, v. 17, p. e019008-e019008, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8648796. Acesso em: 2 mai. 2021.

DILBAR, Rakhmatova. Prospects of Rhythmic Gymnastics. American Journal of Social and Humanitarian Research, v. 3, n. 5, p. 321-323, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31150. Acesso em: 12 dez. 2022.

FURUSA, Maita G.; KNIGHT, Camilla J.; HILL, Denise M. Parental involvement and children’s enjoyment in sport. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, v. 13, n. 6, p. 936-954, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/2159676X.2020.1803393. Acesso em: 22 abr. 2022.

GAIO, Roberta. Ginástica Rítmica Popular: uma proposta educacional. Jundiaí: Fontoura, 2009.

GALATTI, Larissa. Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Montero. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física, UEM, v. 25, p. 153-162, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153&nrm=iso. Acesso em: 4 jun. 2022.

GAMONALES, José M.; GÓMEZ-CARMONA, Carlos D.; MANCHA-TRIGUERO, David; MUÑOZ-JIMÉNEZ, Jesús; LEÓN, Kiko. Influencia de la edad y el aparato empleado en las exigencias específicas en gimnasia rítmica: Un estudio de caso. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, n. 38, p. 137-142, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74998. Acesso em: 28 ago. 2022.

GONZÁLEZ, Gabriel V., ZURITA-ORTEGA, Felix; UBAGO-JIMÉNEZ, José Luis; PUERTAS-MOLERO, Pilar. Motivation, self-concept and discipline in young adolescents who practice rhythmic gymnastics. An intervention. Children, v. 7, n. 9, p. 135, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/children7090135. Acesso em: 11 mai. 2022.

HARWOOD, Chris G.; KNIGHT, Camilla J. Parenting in youth sport: A position paper on parenting expertise. Psychology of sport and exercise, v. 16, p. 24-35,2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2014.03.001. Acesso em: 17 abr. 2023.

JONES, Robyn L.; THOMAS, Gethin Ll. Coaching as ‘scaffolded’ practice: Further insights into sport pedagogy. Sports Coaching Review, v. 4, n. 2, p.65-79, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21640629.2016.1157321. Acesso em: 16 abr. 2022.

KERR, Roslyn et al. Coming of age: coaches transforming the pixie-style mo¬del of coaching in women’s artistic gymnastics. Sports Coaching Review, v. 8, n.1, p.7-24, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21640629.2017.1391488. Acesso em: 6 abr. 2022.

KNIGHT, Camilla J.; DORSCH, Travis E.; OSAI, Keith V.; HADERLIE, Kyle L.; SELLARS, Paul A. Influences on parental involvement in youth sport. Sport, Exercise, and Performance Psychology, v. 5, n. 2, p. 161, 2016. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/spy0000053. Acesso em: 10 abr. 2022.

LAPRADE, Robert F.; AGEL, Julie; BAKER, Joseph; BRENNER, Joel S.; CORDASCO, Frank A.; CÔTÉ, Jean; ENGEBRETSEN, Lars; FEELEY, Brian T.; GOULD, Daniel; HAINLINE, Brian; HEWETT, Timothy; JAYANTHI, Neeru; KOCHER, Mininder S.; MYER, Gregory D.; NISSEN, Carl W.; PHILIPPON, Marc J.; PROVENCHER, Matthew T. AOSSM early sport specialization consensus statement. Orthopaedic journal of sports medicine, v. 4, n. 4, p. 2325967116644241, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F2325967116644241. Acesso em: 10 mai. 2022.

LEMOS, Anielle; CHIVIACOWSKY, Suzete; ÁVILA, Luciana Toaldo Gentilini; DREWS, Ricardo. Efeitos do" feedback" autocontrolado na aprendizagem do lançamento da bola da Ginástica Rítmica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, p. 485-492, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300014. Acesso em: 11 mai. 2022.

MCGREGOR, Suzanne; MCKENNA, Jim; GATELY, Paul; HILL, Andrew J. Self‐esteem outcomes over a summer camp for obese youth. Pediatric obesity, v. 11, n. 6, p. 500-505, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/ijpo.12093. Acesso em: 22 abr. 2023.

MORAES, Leticia Cristina Lima; MORAES E SILVA, Marcelo; BARBOSA RINALDI, Ieda Parra, ROJO, Jeferson Roberto; COUTO GOMES, Leonardo do. Gimnasia Rítmica: Perfil Sobre a Producción Científica en Revistas Científicas de América Latina, Caribe y Países Ibéricos. Revista de ciências del exercício y la salud. v. 17, n. 2, p. 24-43, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15517/pensarmov.v17i1.33546. Acesso em: 4 jul. 2022.

NAKASHIMA, Fernanda S.; NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do; VISSOCI, João Ricardo Nickenig; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Envolvimento parental no processo de desenvolvimento da carreira esportiva de atletas da seleção brasileira de Ginástica Rítmica: construção de um modelo explicativo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, p. 184-196, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.016. Acesso em: 18. Mai. 2022.

NELSON, Lee J.; CUSHION, Christopher J.; POTRAC, Paul. Formal, nonformal and informal coach learning: A holistic conceptualisation. International journal of sports science & coaching, v. 1, n. 3, p. 247-259, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1260/174795406778604627. Acesso em: 21 set. 2022.

NUNOMURA, Myrian; OLIVEIRA, Mauricio Santos. A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, p. 125-134, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092014005000004. Acesso em: 24 mai. 2021.

OLIVEIRA, Laura de. Métodos de ensino para a iniciação esportiva na Ginástica Rítmica. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2022.

PEREIRA, Pina Díaz; VIDAL, Aurora Martínez. Las habilidades creativas como fundamentos de la gimnasia rítmica: una propuesta para su aprendizaje y desarrollo. In: GAIO, Roberta. A ginástica em questão. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2006. Cap. 10. p. 147-159.

PÍFFERO, Constance Muller; VALENTINI, Nadia Cristina. Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, p. 149-163, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200001. Acesso em: 14 abr. 2022.

PORPINO, Glycia. M. O.; OLIVEIRA, Karenine de. Rhythmic Gymnastics and School Physical Education: Critical Perspectives in Discussion. Pensar a Prática, v. 13, n. 2, p. 1–16, 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/download/8632/7796/0. Acesso em: 11 ago. 2020.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. A produção científica em Pedagogia do Esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões, v. 9, n. 2, p. 130-152, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v9i2.8637704. Acesso em: 28 fev. 2021.

SAEMI, Esmaeel; WULF, Gabriele; VARZANEH, Ahmad Ghotbi; ZARGHAMI, Mehdi. Feedback after good versus poor trials enhances motor learning in children. Revi. Bras. Educação Física e Esporte, v. 25, n. 4, p. 673-681, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902011000400011&lng=pt&nrm=isso. Acesso em: 8 set. 2022.

SAMPAIO, Daisy Fernandes; VALENTINI, Nadia Cristina. Iniciação esportiva em Ginástica Rítmica: abordagens tradicional e o clima motivacional para a maestria. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i1.22382. Acesso em: 11 mai. 2022.

SAMPAIO, Gabriela. B. Formação de treinadores de Ginástica Rítmica: perspectivas de aprendizagem ao longo da vida. 2017. 193 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180562. Acesso em: 15 abr. 2023.

SMITS, Froukje; JACOBS, Frank; KNOPPERS, Annelies. ‘Everything revolves around gymnastics’: Athletes and parents make sense of elite youth sport. Sport in Society, v. 20, n. 1, p. 66-83, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17430437.2015.1124564. Acesso em: 4 jul. 2022.

STAMBULOVA, Natalia B.; RYBA, Tatiana V.; HENRIKSEN, Kristoffer. Career development and transitions of athletes: The international society of sport psychology position stand revisited. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 19, n. 4, p. 524-550, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1612197X.2020.1737836. Acesso em: 9 jun. 2021.

TIBEAU, Cynthia C. P. M. Ginástica Rítmica. Acta Brasileira do Movimento Humano, v. 3, n. 3, p. 47–61, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/2877/2152. Acesso em: 9 jun. 2021.

VISEK, Amanda J.; ACHRATI, Sara M.; MANNING, Heather; MCDONNELL, Karen; HARRIS, Brandonn S.; DIPIETRO, Loretta. The fun integration theory: toward sustaining children and adolescents sport participation. Journal of Physical Activity and Health, v. 12, n. 3, p. 424-433, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1123/jpah.2013-0180. Acesso em: 29 ago. 2022.

WADSWORTH, Danielle D.; RUDISILL, Mary E.; HASTIE, Peter A.; IRWIN, Jacqueline M.; RODRIGUEZ-HERNANDEZ, Mynor G. Preschoolers’ physical activity participation across a yearlong mastery-motivational climate intervention. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 88, n. 3, p. 339-345, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02701367.2017.132109. Acesso em: 28 ago. 2022.

WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: updated methodology. Journal Advanced Nursing, v. 52, n. 5, p. 546-53, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x. Acesso em: 23 abr. 2021.

WRIGHT, Bradley James; O'HALLORAN, Paul Daniel; STUKAS, Arthur Anthony. Enhancing self-efficacy and performance: an experimental comparison of psychological techniques. Research quarterly for exercise and sport, v. 87, n. 1, p. 36-46, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02701367.2015.1093072. Acesso em: 2 mar. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.