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Movimento de professores e transição democrática em Mato Grosso do Sul (1979-1985)
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Palavras-chave

História da Educação. Movimento de Professores. Políticas Educacionais

Como Citar

FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Movimento de professores e transição democrática em Mato Grosso do Sul (1979-1985). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33, p. 64–77, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i33.8639554. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639554. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo, com base numa perspectiva marxista, o movimentosindical protagonizado pelos professores públicos em Mato Grosso do Sul durante atransição democrática ocorrida entre 1979 e 1985. A criação de Mato Grosso do Sul, em1979, após a divisão de Mato Grosso uno, impôs a necessidade de formação de um sistemaestadual de educação pública do ensino de 1° e 2° graus na nova unidade federativa. E, porconseqüência, iniciou-se o processo de constituição da categoria social dos professorespúblicos e as suas demandas por melhores condições de vida e de trabalho. Em plenocontexto da ditadura militar (1964-1985), os professores sul-mato-grossenses formaram umamplo movimento associativista reivindicatório que os transformaram num dos principaisatores sociais na luta contra o regime político imposto depois de 1964. As dissensões quese estabeleceram entre os professores e os primeiros governos de Mato Grosso do Sulvincaram a própria institucionalidade da escola pública de 1° e 2° graus. Portanto, parte-sedo pressuposto de que o estudo de tais conflitos possibilita traçar, pelo viés da luta sindicaltravada pelo movimento de professores, uma panorâmica histórica sobre a educação sulmato-grossense na sua gênese.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639554
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