Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Acesso Aberto
Política de Arquivamento
Pareceristas
Política de Retratação do Crossmark
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 33: mar. 2009
v. 9 n. 33: mar. 2009
Publicado:
2012-10-29
Editorial
Editorial
Alessandra Arce, Luiz Bezerra Neto, Eduardo Pinto e Silva
1-2
PDF
Artigos
A pesquisa em educação no Brasil e a constituição do campo
Marisa Bittar
3-22
PDF
Inteligência, corpo e educação física no pensamento educacional de John Dewey
Mariclaudia Aparecida Abreu, Carlos Herold Junior
23-41
PDF
A privatização por omissão: a participação das redes estadual e municipais de educação básica no Rio de Janeiro em 2006 na comparação com as redes privadas
Nicholas Davies
42-63
PDF
Movimento de professores e transição democrática em Mato Grosso do Sul (1979-1985)
Amarilio Ferreira Junior
64-77
PDF
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
Jaqueline Delgado Paschoal, Maria Cristina Gomes Machado
78-95
PDF
Ser professor na metrópole – do seu papel político e social
Carlos Bauer
96-108
PDF
A imigração italiana na cidade de Sorocaba e a experiência escolar no final do século XIX e início do século XX
Jefferson Carriello do Carmo, Wilson Sandano
109-121
PDF
A escola normal e a formação da elite intelectual da cidade de São Carlos (1911 – 1930)
Belissa do Pinho Jambersi, Alessandra Arce
122-141
PDF
A educação anarquista e a educação pública estatal brasileira: o encontro de dois paradigmas
Juliana Guedes dos Santos Marconi, Luiz Bezerra Neto
142-158
PDF
Folhetos de cordel, uma prática educativa que motiva diálogos interculturais
Patrícia Cristina de Aragão Araújo
159-168
PDF
O conhecimento histórico vulgarizado: a “ditadura” do manual didático
Carla Villamaina Centeno
169-178
PDF
Reverências à vida terrena e post-mortem (Caicó-RN, século XIX)
Marta Maria de Araújo, Franselma Fernandes de Figueiredo, Olívia Morais de Medeiros Neta
179-193
PDF
História e cultura afro-brasileira: o que os professores e os alunos aprenderam na escola pública?
Marcos Francisco Martins
194-206
PDF
Gestão educacional e trabalho docente: aspectos socioinstitucionais e psicossociais dos processos de saùdedoença
Eduardo Pinto e Silva, Roberto Heloani
207-227
PDF
Helena Antipoff e a educação dos “excepcionais”: uma análise do trabalho como princípio educativo
Heulalia Charalo Rafante, Roseli Esquerdo Lopes
228-252
PDF
Las instituciones desde la modernidad keynesiana y el neoliberalismo apuntes para una reflexión sobre la (las) articulaciones entre lo social y lo subjetivo desde la figura de ciudadania
Alejandro Klein, Rita de Cássia da Silva Oliveira
253-263
PDF
Documento
Coleção “Escola Nova Brasileira” de José Scaramelli (1931): Primeiras Aproximações
Alessandra Arce, Merilin Baldan
264-275
PDF
“Notas sobre os alunos internos na Escola Rural D. Silvério, na Fazenda do Rosário” – pela sua diretora dona Iolanda Barbosa
Heulalia Charalo Rafante, Roseli Esquerdo Lopes
276-288
PDF
Resenha
GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. Tradução de Dante Moreira Leite. 7ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
Nádia Cuiabano Kunze
278-283
PDF
ANTUNES, Celso. Inteligências múltiplas e seus jogos: Inteligência espacial (v. 4). Petrópolis/RJ: Vozes, 2006, 8v., 70p.
Simone Tonoli Oliveira
288-289
PDF
Resumo
A escravidão no livro didático de história: três autores exemplares (1890-1930)
Maria Cristina Dantas Pina
290-290
PDF
A tradição da civilidade nos livros de leitura no império e na primeira república
Fabiana Sena
292-292
PDF
Botucatu e a expansão do ensino na primeira república: história do Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida (1895-1920)
Lidiany Cristina de Oliveira Godoi
293-293
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
8615
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
6529
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
3725
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2962
Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
2156
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários