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História e cultura afro-brasileira: o que os professores e os alunos aprenderam na escola pública?
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Palavras-chave

Educação étnico-racial. Ensino de história e cultura afro-brasileira. Lei 10.639/03

Como Citar

MARTINS, Marcos Francisco. História e cultura afro-brasileira: o que os professores e os alunos aprenderam na escola pública?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33, p. 194–206, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i33.8639563. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639563. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa feita com 38 professores e 205alunos de 44 escolas públicas estaduais da região de Campinas-SP, que reúne 162instituições de ensino em sua rede. O objetivo da pesquisa foi o de identificar o que elesaprenderam sobre a história e a cultura afro-brasileira. Os dados foram coletados por meiode um questionário aplicado no segundo semestre de 2007, quando o Programa deMestrado em Educação do Unisal e a Apeoesp – Sindicato dos Professores da Rede deEnsino Oficial do Estado de São Paulo (Sub-sede de Campinas) - realizaram um curso deextensão de 30h com vistas a capacitar os docentes da rede pública de ensino paulista aimplementar o que exige a Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade de incluir narede de ensino a temática “história e cultura afro-brasileira”.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639563
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