Helena Antipoff e a educação dos “excepcionais”: uma análise do trabalho como princípio educativo

Autores

  • Heulalia Charalo Rafante UFSCar
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639565

Palavras-chave:

História da Educação. Educação e Trabalho. Educação Especial. Educação e Pessoas com Deficiência. Helena Antipoff

Resumo

Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais, cuja análiseacompanhou os primeiros anos da trajetória da educadora russa Helena Antipoff no Brasil,focando suas atividades no sistema de ensino mineiro, especialmente, nas instituiçõescriadas por ela para atender a crianças consideradas “excepcionais”: a Sociedade Pestalozzi(1932), o Pavilhão de Natal (1934), o Instituto Pestalozzi (1935) e a Fazenda do Rosário(1940). Investigamos os mecanismos de seleção daqueles atendidos nessas instituições ecaracterizamos o perfil e a trajetória dos internos; analisamos os princípios educativoscolocados em práticas nessas instituições. Partimos do conceito de institucionalização,entendido como um instrumento dos setores dominantes da sociedade para conservar aordem vigente, no sentido de detectar o diferente e isolá-lo, numa estrutura de organizaçãosocial que produz a contradição. Uma vez institucionalizados, a formação dos internosvisava prepará-los para o trabalho e este era o fio condutor das atividades, substituindo osestudos e as brincadeiras. Essa educação visava à produção da adaptação dos internos auma realidade social pré-estabelecia, sendo, portanto, a educação ‘apenas’ um meio para,de fato, proteger e conservar o ordenamento social.

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Biografia do Autor

Heulalia Charalo Rafante, UFSCar

Historiadora pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Educação pela UFSCar, Doutoranda em Educação pela UFSCar. Integrante do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Educação no Campo Social – CNPq e do Núcleo UFSCar do HISTEDBR. Bolsista CNPq.

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Terapeuta Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Saúde Pública pela USP, Mestre em Educação pela UFSCar e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Integrante do Núcleo UFSCar do HISTEDBR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Educação no Campo Social – CNPq. Pesquisadora CNPq.

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Como Citar

RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. Helena Antipoff e a educação dos “excepcionais”: uma análise do trabalho como princípio educativo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33, p. 228–252, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i33.8639565. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639565. Acesso em: 25 maio. 2022.

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