Banner Portal
As fotografias do arquivo do Grupo Escolar Dr. Joaquim Assumpção: imagens de práticas escolares no grupo escolar modelo do governo de Augusto Simões Lopes (1924-1928), Pelotas, Rio Grande do Sul
PDF

Palavras-chave

Primeira República. Fotografia. Grupo escolar

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. M. de; TAMBARA, E.; AMARAL, G. L. do. As fotografias do arquivo do Grupo Escolar Dr. Joaquim Assumpção: imagens de práticas escolares no grupo escolar modelo do governo de Augusto Simões Lopes (1924-1928), Pelotas, Rio Grande do Sul. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 19–36, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639577. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639577. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva realizar a análise de fotografias do Grupo Escolar Dr. JoaquimAssumpção. Essa escola foi fundada durante o governo de Augusto Simões Lopes, que foiintendente da cidade de Pelotas, pelo Partido Republicano Rio-Grandense, de 1924 a 1928.Esse grupo escolar municipal foi construído para ser uma escola modelo para a cidade econcorrer com os dois Colégios Elementares Estaduais do mesmo nível, o Cassiano doNascimento e o Félix da Cunha, existentes em Pelotas. Durante a pesquisa sobre o governoSimões Lopes, foi encontrado, na própria escola, um conjunto de fotografias originaisdatadas da época de sua inauguração e de seus primeiros meses de funcionamento. Taisimagens representam algumas práticas escolares existentes na década de 1920, além deenfatizar características da organização espacial e temporal das escolas, bem como daarquitetura escolar. Essas imagens permitem a compreensão do motivo pelo qual o referidogrupo escolar encontrava-se no patamar mais elevado preconizado pelo “Regulamento daInstrucção”, do governo Simões Lopes. Embora não sejam fotografias oficiais, taisimagens estão impregnadas do ideário governista republicano da época, especificamente,do referido governo.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639577
PDF

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulheres na Educação: missão, vocação e destino? In: SAVIANI, Demerval. O Legado Educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 59 a 108.

ALVES, Nilda. O Espaço Escolar e suas Marcas: o espaço como dimensão material do currículo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

BONATO, Nailda Marinho da Costa. A Educação Feminina no espaço escolar oficial do Rio de Janeiro do final do Império à Primeira República – a Escola Normal: uma escola para mulheres? In: Anais do I Congresso Brasileiro de História da Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

CORSETTI, Berenice. O poder em migalhas – a escola no Rio Grande do Sul na Primeira República. Tese de Doutorado. Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 1997.

JORNAL DIÁRIO Popular. 1927.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, SP: Papirus, 1993.

FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia usos e funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos Pardieiros aos Palácios: forma e cultura escolares em Belo Horizonte. São Paulo: USP, 1996.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992.

LEITE, Mirian Moreira. Retratos de Família. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

JORNAL O LIBERTADOR, 1927.

PERES, Eliane Teresinha. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir a Escola como oficina da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da Escola Pública Primária Gaúcha (1909-1959). Tese de doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

PERROT, Michelle. Os Excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

RELATÓRIO Intendencial de 1927.

SOUZA, Rosa Fátima. Templos de Civilização: Um Estudo sobre a Implantação dos Grupos Escolares no Estado de São Paulo. Tese de doutorado. São Paulo: USP, 1996.

SOUZA, Rosa Fátima. A militarização da infância: Expressões do nacionalismo na cultura brasileira. In: Cadernos Cedes, ano XX, no 52, novembro/2000.

SOUZA, Rosa Fátima. Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. In: Educar, Curitiba, n.18, p.75-101. 2001. Editora da UFPR.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.