Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 34: jun. 2009
v. 9 n. 34: jun. 2009
Publicado:
2012-10-23
Editorial
Editorial
Maria Isabel Moura Nascimento
1-2
PDF
Artigos
Retos de la escuela del siglo XXI: desarrollo del trabajo por competencias
Miguel A. Zabalza
3-18
PDF
As fotografias do arquivo do Grupo Escolar Dr. Joaquim Assumpção: imagens de práticas escolares no grupo escolar modelo do governo de Augusto Simões Lopes (1924-1928), Pelotas, Rio Grande do Sul
Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Elomar Tambara, Giana Lange do Amaral
19-36
PDF
O papel dos professores na formação social brasileira: 1827-1889
André Paulo Castanha, Marisa Bittar
37-61
PDF
Um estudo histórico sobre o uso dos livros didáticos de matemática
Neuza Bertoni Pinto
62-72
PDF
Violência, escola e jovens de grupos populares urbanos: o caso de estudantes de ensino médio São Carlos/SP
Roseli Esquerdo Lopes, Carla Regina Silva, Beatriz Rocha Moura, Jorge Oishi
73-96
PDF
Indícios de ensino técnico/profissional no Maranhão: 1612 – 1916
Leopoldo Gil Dulcio Vaz, Delzuite Dantas Brito Vaz, Loreta Brito Vaz
97-107
PDF
O retrato da década de 1950 pelas folhas do Jornal “Tribuna dos Municípios” de Irati (PR)
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento
108-126
PDF
A civilização como ideal: educação na imprensa de Uberabinha-MG na primeira república
Luciana Araujo Valle de Resende, Wenceslau Gonçalves Neto, Carlos Henrique de Carvalho
127-141
PDF
Ensino e prudência: aspectos essenciais à ética em Santo Tomás de Aquino
Terezinha Oliveira
142-153
PDF
Os caminhos para a democratização da educação no Brasil: qual o papel dos educadores neste processo?
Clarice Zientarski, Sueli Menezes Pereira
154-166
PDF
Usos da arqueologia na sala de aula
Tom Oliver Miller
167-179
PDF
Igreja católica e educação feminina: uma outra perspectiva
Paula Leonardi
180-198
PDF
O Corcunda de Notre-Dame: grotesco, sublime e deficiência na idade média
Nerli Nonato Ribeiro Mori
199-210
PDF
História e memória na construção do pensamento histórico: uma investigação em educação histórica
Marlene Rosa Cainelli, Magda Madalena P. Tuma
211-222
PDF
A escola pública: considerações a partir da divisão social do trabalho
Maria Isabel Moura Nascimento, Manoel Nelito Matheus Nascimento
223-233
PDF
Cultura corporal e educação escolar indígena - um estudo de caso
Denise Monteiro de Castro, Marcos Garcia Neira
234-254
PDF
Gênero, heroísmo e patriotismo em obras de literatura para crianças
Rosa Maria Hessel Silveira, Iara Tatiana Bonin
255-269
PDF
A construção sócio-política da EJA na cidade de Ponta Grossa: um olhar frente a realidade discente
Rita de Cássia Oliveira, Paola Andressa Scortegagna, Flávia da Silva Oliveira
270-293
PDF
Documento
Notas para a história da educação: considerações acerca do decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, de autoria de Carlos Leôncio de Carvalho
Cristiane Silva Melo, Maria Cristina Gomes Machado
294-305
PDF
Decreto nº 7.247 de 19 de abril de 1879 – Carlos Leôncio de Carvalho
GT Histedbr
PDF
Resenha
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. (orgs.). Teoria e Educação no Labirinto do Capital. 2ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
Régis Henrique dos Reis Silva
306-310
PDF
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História / Thais Nívia de Lima e Fonseca. – 2ª. Ed., 1ª. Reimpressão. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006
Silvânio Paulo de Barcelos
311-314
PDF
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. A Primeira Escola de Professores dos Campos Gerais - PR. Ponta Grossa-PR: Editora UEPG, 2008
Lucia Mara de Lima Padilha
315-322
PDF
RATKE, Wolfgang. Escritos sobre A Nova Arte de Ensinar de Wolfgang Ratke (1571-1635): textos escolhidos. Apresentação, tradução e notas de Sandino Hoff. Campinas: Autores Associados, 2008. 233p.
Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Marcos Ayres Barboza
323-327
PDF
Resumo
O espírito de (in)tolerância na república laica: um olhar na formação da(o)s aluna(o)s-mestres da Escola Normal de Pernambuco (1890-1915)
Andréa Carla Agnes e Silva Pinto
328-328
PDF
Narrativas para alteridade: o cinema na formação de professores e professoras para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica
Delton Aparecido Felipe
329-329
PDF
O desenvolvimento dos cursos de formação de professores primários na fronteira oeste paranaense: a criação da primeira escola normal secundária pública de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná
Denise Kloeckner Bartonelose
330-330
PDF
O público, o privado e o estado sob a lógica do capital: a expansão do ensino superior no sudoeste do Paraná
Leandro Turmena
331-331
PDF
História, trabalho e educação: relações de produção e qualificação da força de trabalho na agroindústria canavieira
Manoel Nelito Matheus Nascimento
332-332
PDF
Milton Santos: pensamento global e educação
Renata Lopes da Silva
333-333
PDF
A escola primária noturna na política educacional mineira - 1891/1924
Vera Lúcia Nogueira
334-334
PDF
Expediente
Expediente
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
9747
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5071
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2473
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2240
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas
2023
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários