Banner Portal
v. 9 n. 34: jun. 2009
jun. 2009

Editorial

Maria Isabel Moura Nascimento
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639575
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639575

Artigos

Miguel A. Zabalza
3-18
Retos de la escuela del siglo XXI: desarrollo del trabajo por competencias
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639576
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639576
Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Elomar Tambara, Giana Lange do Amaral
19-36
As fotografias do arquivo do Grupo Escolar Dr. Joaquim Assumpção: imagens de práticas escolares no grupo escolar modelo do governo de Augusto Simões Lopes (1924-1928), Pelotas, Rio Grande do Sul
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639577
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639577
André Paulo Castanha, Marisa Bittar
37-61
O papel dos professores na formação social brasileira: 1827-1889
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639578
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639578
Neuza Bertoni Pinto
62-72
Um estudo histórico sobre o uso dos livros didáticos de matemática
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639579
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639579
Roseli Esquerdo Lopes, Carla Regina Silva, Beatriz Rocha Moura, Jorge Oishi
73-96
Violência, escola e jovens de grupos populares urbanos: o caso de estudantes de ensino médio São Carlos/SP
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639580
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639580
Leopoldo Gil Dulcio Vaz, Delzuite Dantas Brito Vaz, Loreta Brito Vaz
97-107
Indícios de ensino técnico/profissional no Maranhão: 1612 – 1916
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639581
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639581
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento
108-126
O retrato da década de 1950 pelas folhas do Jornal “Tribuna dos Municípios” de Irati (PR)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639582
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639582
Luciana Araujo Valle de Resende, Wenceslau Gonçalves Neto, Carlos Henrique de Carvalho
127-141
A civilização como ideal: educação na imprensa de Uberabinha-MG na primeira república
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639583
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639583
Terezinha Oliveira
142-153
Ensino e prudência: aspectos essenciais à ética em Santo Tomás de Aquino
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639584
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639584
Clarice Zientarski, Sueli Menezes Pereira
154-166
Os caminhos para a democratização da educação no Brasil: qual o papel dos educadores neste processo?
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639585
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639585
Tom Oliver Miller
167-179
Usos da arqueologia na sala de aula
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639586
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639586
Paula Leonardi
180-198
Igreja católica e educação feminina: uma outra perspectiva
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639587
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639587
Nerli Nonato Ribeiro Mori
199-210
O Corcunda de Notre-Dame: grotesco, sublime e deficiência na idade média
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639588
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639588
Marlene Rosa Cainelli, Magda Madalena P. Tuma
211-222
História e memória na construção do pensamento histórico: uma investigação em educação histórica
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639589
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639589
Maria Isabel Moura Nascimento, Manoel Nelito Matheus Nascimento
223-233
A escola pública: considerações a partir da divisão social do trabalho
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639590
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639590
Denise Monteiro de Castro, Marcos Garcia Neira
234-254
Cultura corporal e educação escolar indígena - um estudo de caso
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639591
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639591
Rosa Maria Hessel Silveira, Iara Tatiana Bonin
255-269
Gênero, heroísmo e patriotismo em obras de literatura para crianças
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639592
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639592
Rita de Cássia Oliveira, Paola Andressa Scortegagna, Flávia da Silva Oliveira
270-293
A construção sócio-política da EJA na cidade de Ponta Grossa: um olhar frente a realidade discente
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639593
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639593

Documento

Cristiane Silva Melo, Maria Cristina Gomes Machado
294-305
Notas para a história da educação: considerações acerca do decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, de autoria de Carlos Leôncio de Carvalho
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639594
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639594
GT Histedbr
Decreto nº 7.247 de 19 de abril de 1879 – Carlos Leôncio de Carvalho
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639595
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639595

Resenha

Régis Henrique dos Reis Silva
306-310
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. (orgs.). Teoria e Educação no Labirinto do Capital. 2ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639596
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639596
Silvânio Paulo de Barcelos
311-314
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História / Thais Nívia de Lima e Fonseca. – 2ª. Ed., 1ª. Reimpressão. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639597
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639597
Lucia Mara de Lima Padilha
315-322
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. A Primeira Escola de Professores dos Campos Gerais - PR. Ponta Grossa-PR: Editora UEPG, 2008
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639598
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639598
Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Marcos Ayres Barboza
323-327
RATKE, Wolfgang. Escritos sobre A Nova Arte de Ensinar de Wolfgang Ratke (1571-1635): textos escolhidos. Apresentação, tradução e notas de Sandino Hoff. Campinas: Autores Associados, 2008. 233p.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639599
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639599

Resumo

Andréa Carla Agnes e Silva Pinto
328-328
O espírito de (in)tolerância na república laica: um olhar na formação da(o)s aluna(o)s-mestres da Escola Normal de Pernambuco (1890-1915)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639601
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639601
Delton Aparecido Felipe
329-329
Narrativas para alteridade: o cinema na formação de professores e professoras para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639602
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639602
Denise Kloeckner Bartonelose
330-330
O desenvolvimento dos cursos de formação de professores primários na fronteira oeste paranaense: a criação da primeira escola normal secundária pública de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639603
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639603
Leandro Turmena
331-331
O público, o privado e o estado sob a lógica do capital: a expansão do ensino superior no sudoeste do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639604
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639604
Manoel Nelito Matheus Nascimento
332-332
História, trabalho e educação: relações de produção e qualificação da força de trabalho na agroindústria canavieira
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639605
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639605
Renata Lopes da Silva
333-333
Milton Santos: pensamento global e educação
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639606
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639606
Vera Lúcia Nogueira
334-334
A escola primária noturna na política educacional mineira - 1891/1924
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639607
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639607

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639608
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639608