Resumo
Esse artigo é o resultado parcial da pesquisa2, realizada no interior do grupo de pesquisa3,como o intuito de compreender os interesses que levaram à criação das escolas públicas eestatal, a partir do estudo do movimento do capital e das transformações do capitalismo eno mundo do trabalho e da educação. Nesse artigo será priorizada a análise da divisãosocial do trabalho como cenário para a criação das primeiras escolas públicas.Referências
CAMBI, F.. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
COSTA, C. B. . Literatura escravista: uma arte da memória. In: Cléria Botelho da Costa. (Org.). Um Passeio com Clio. 1a ed. Brasilia,2002.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. História. In: FERNANDES, Florestan (Org.) 3. ed. São Paulo: Ática, 1979.
GASPARELLO, A. M; VILLELA, H. de O. S.. O discurso educacional no século XIX: a nova pedagogia em questão. Uberlândia/MG: Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, SBHE/UFU.CD-ROM. 2006
HOBSBAWM, Eric J. Era dos impérios, (1875-1914). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Nacional, 1959.
MANACORDA, M. A.. História da educação: da Antigüidade aos nossos dias. . Trad. Galeano L. Mônaco. 8a ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
MARX, Karl. Trabalho estranhado e propriedade privada. In: MARX, Karl. Manuscritos econômico- filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MOURA, D. A. S. de. Café e educação no século XIX. Cad. CEDES 2000, vol.20, n.51, pp. 29-49
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Fundamentos Históricos Da Educação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. A Primeira Escola de Professores dos Campos Gerais-PR. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Grupos Escolares Na Região Dos Campos Gerais - PR:. In: VIDAL, Diana. Gonçalves. (Org.). Grupos Escolares Cultura Escolar Primária E Escolarização Da Infância No Brasil (1893-1971).. 1a. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2006, v. 1.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Grupos Escolares Na Região Dos Campos Gerais - PR:. In: VIDAL, Diana. Gonçalves. (Org.). Grupos Escolares Cultura Escolar Primária E Escolarização Da Infância No Brasil (1893-1971).. 1a. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2006, v. 1.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. A Escola Pública No Brasil.: História E Historiografia. Campina-S: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, D. História da Escola Pública no Brasil: questões para pesquisa. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI; D.; NASCIMENTO, M. I. M. (Org.). A escola pública no Brasil. História e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005. PP. 1 - 29
ZANATTA, B. A. O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar. Cad. CEDES, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 165-184, maio/ago. 2005.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.