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Violência, escola e jovens de grupos populares urbanos: o caso de estudantes de ensino médio São Carlos/SP
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Palavras-chave

Adolescência e Juventude. Cidadania e Direitos. Escola Pública. Ensino Médio. Violência Escolar

Como Citar

LOPES, Roseli Esquerdo; SILVA, Carla Regina; MOURA, Beatriz Rocha; OISHI, Jorge. Violência, escola e jovens de grupos populares urbanos: o caso de estudantes de ensino médio São Carlos/SP. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 73–96, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639580. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639580. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Tomando-se o caso de adolescentes e jovens que freqüentam a escola pública de EnsinoMédio em São Carlos/SP, tratou-se de conhecer e analisar suas condições sócioeconômicas,seus problemas e perspectivas de estudo e de vida escolar e, também, dediscutir a avaliação que fazem acerca do fenômeno da violência na e da escola.Configurada uma amostragem representativa para o ano de 2006, contatou-se asdireções escolares, fazendo-se os acertos necessários para a realização da pesquisa.Trabalhou-se com um instrumento com questões abertas e fechadas. A escola é umareferência fundamental para a grande maioria dos alunos. Apesar de mais da metade dosjovens não considerarem sua escola violenta, o mesmo percentual refere a ocorrência desituações e de atitudes de violência na escola. Nossa pretensão é que esse perfil possaoferecer subsídios para estratégias de enfrentamento da violência na escola, associadas àpromoção dos direitos e ao contato relacional com respeito e dignidade.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639580
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