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Igreja católica e educação feminina: uma outra perspectiva
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Palavras-chave

Educação feminina. Igreja católica e educação. Congregações católicas

Como Citar

LEONARDI, Paula. Igreja católica e educação feminina: uma outra perspectiva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 180–198, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639587. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639587. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Partindo de um levantamento da vinda de Congregações estrangeiras para o Brasil e doestudo de duas Congregações francesas instaladas no país em 1906 e 1908, o presenteartigo discute os investimentos da Igreja Católica na educação feminina. Mostrando queum grande número de Congregações femininas entrou no país no início do século XIXsem, no entanto, fundarem colégios, o artigo propõe a inversão da perspectiva tradicionalda historiografia da educação: ao invés de começar o estudo pelos colégios católicos,iniciar o trabalho pela história das Congregações compreendendo seus percursos e ostrabalhos ligados à educação não formal. Ao apontar diferentes percursos das congregaçõese ações em diferentes classes sociais, o artigo valoriza o trabalho com fontes internas aindainexploradas para compreender a ação educativa dessas instituições.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639587
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