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Ensino e prudência: aspectos essenciais à ética em Santo Tomás de Aquino
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Palavras-chave

Ensino. Prudência. Tomás de Aquino

Como Citar

OLIVEIRA, Terezinha. Ensino e prudência: aspectos essenciais à ética em Santo Tomás de Aquino. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 142–153, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639584. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é tecer considerações sobre o entendimento de homem, no séculoXIII, a partir do olhar de Tomás de Aquino. Neste sentido, torna-se relevante compreendera realidade histórica do autor, bem como suas proposições. Dois aspectos serão destacadosnesta análise. O primeiro vincula-se à ambiência citadina que se espelha nas corporaçõesde ofícios, sendo a Universidade uma delas. A segunda diz respeito ao conceito de pessoa econhecimento que este ambiente constrói e no qual o mestre dominicano Tomás é um deseus maiores expoentes. Para nós, estes dois ângulos se explicitam na forma como seprocessa o ensino no qual a prudência é uma de suas características vitais. Destacamos que,para o primeiro aspecto, nos basearemos na historiografia e em autores medievos e, para osegundo, nos pautaremos nas questões 47 da Suma de Teologia (IIa- IIae).
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639584
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