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Os caminhos para a democratização da educação no Brasil: qual o papel dos educadores neste processo?
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Palavras-chave

Movimentos sociais dos educadores. Democratização da educação. Constituição Brasileira de 1988

Como Citar

ZIENTARSKI, Clarice; PEREIRA, Sueli Menezes. Os caminhos para a democratização da educação no Brasil: qual o papel dos educadores neste processo?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 154–166, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639585. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639585. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa as relações entre os movimentos sociais dos educadores nas décadas de1970 e 1980 e o processo de democratização da educação, que culminou com apromulgação da Constituição de 1988, referendada pela LDB nº 9394/96. Através de umaabordagem qualitativa, buscou-se compreender o papel que os educadores brasileirosdesempenharam no ideário que permeou o período de discussões e consolidação daConstituição através de suas reivindicações. As análises textuais se construíram a partir dascategorias democracia, políticas públicas, educação e movimentos sociais tendo comoaportes teóricos o pensamento de autores como Marx, Gramsci, Ellen Wood, Maria daGlória Gohn e outros, cujos argumentos se fundamentam a partir de uma visão dialética,apoiada na teoria crítica. O trabalho realizado revelou que a democratização da educaçãose constituía em uma das principais reivindicações dos educadores nas décadas de 1970 e1980 e as ações presentes em seus movimentos contribuíram, mas não foram definidorasda inserção das noções de democracia que estão postas na Constituição Federal, como porexemplo, a gestão democrática do ensino público.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639585
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