Banner Portal
Um estudo histórico sobre o uso dos livros didáticos de matemática
PDF

Palavras-chave

História da Educação Matemática. Livro Didático. Matemática Moderna. Cultura Escolar

Como Citar

PINTO, Neuza Bertoni. Um estudo histórico sobre o uso dos livros didáticos de matemática. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 62–72, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639579. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639579. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O livro didático tem um importante papel na constituição de uma cultura escolar. Longe deser uma produção neutra, no gesto de ordenar um programa de ensino organiza em seudiscurso um conjunto de regras e proposições, considerado o mais adequado para o ensinoe aprendizagem de uma disciplina escolar. Enquanto elemento expressivo de uma culturaescolar, não tem um sentido estático e universal. Ao propor um modelo ordenado deinterpretação, está sujeito a múltiplas formas de leitura, reformulações, deslocamentos edistorções, dada a recepção inventiva de seus usuários. É no embate entre a proposição doautor e a apropriação feita pelo leitor que se constroem seus múltiplos sentidos. A sala deaula é o celeiro privilegiado dessas complexas relações. Um estudo histórico-cultural douso do livro didático remete, necessariamente, às práticas escolares que num dadomomento e realidade deram-lhe novos sentidos. O objetivo do presente estudo é analisarcomo o livro didático Matemática–Curso Moderno, de autoria de Osvaldo Sangiorgi foiutilizado nas aulas de Matemática de uma turma de 1ª. série ginasial, do interior do estadodo Paraná, no ano de 1964, momento em que o Movimento da Matemática Modernachegava às escolas do interior do estado, via livro didático. A apropriação da proposta doautor é analisada a partir de um contexto educacional marcado por significativasmudanças, dentre outras, a ampliação da oferta de cursos ginasiais, a democratização daeducação, propiciada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB/61) e a proposta demodernização da matemática escolar. O estudo mostra o sentido dado pelo usuário ao novoobjeto cultural colocado em circulação, no momento em que a escola secundária, amatemática do curso ginasial e o livro didático passavam por radicais transformações.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639579
PDF

Referências

CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria &Educação. Porto Alegre, 1990, n. 2, p. 177-229.

CHOPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.

GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da história : livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru,SP: Edusc, 2004.

PINTO, N.B. Na sala de aula com Sangiorgi: uma estrela-guia da Matemática Moderna no Brasil. VALENTE, W.R. ( Org.). Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. São Paulo: Annablume; Brasília: CNPq; OSACO: GHEMAT, 2008, p. 119- 144.

SANGIORGI, O. Matemática . Curso Ginasial. 115a Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963, 1a série.

SANGIORGI, O. Matemática. Curso Moderno. 1a. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963, V.1 para os ginásios.

SANGIORGI, O. Guia para uso dos Professores. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963, V.1 para os ginásios.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.