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Cultura corporal e educação escolar indígena - um estudo de caso
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Palavras-chave

Educação escolar indígena. Cultura corporal. Educação

Como Citar

CASTRO, Denise Monteiro de; NEIRA, Marcos Garcia. Cultura corporal e educação escolar indígena - um estudo de caso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 234–254, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639591. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639591. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo descreve um estudo de caso de tipo etnográfico que pretendeu identificaras relações entre o patrimônio cultural corporal do povo guarani e a educação escolar.Realizado em uma escola estadual indígena situada no litoral paulista, a investigaçãorecorreu à observação participante, entrevistas com profissionais da escola e registrosfotográficos. Os dados, registrados em diários de campo, foram submetidos à descriçãocrítica e confrontados com a teorização da cultura corporal, da educação indígena e daantropologia. A pesquisa revela a permanência das práticas corporais guaranis no contextoextra-escolar e sua ausência no currículo. Dentre os elementos que permitem entender essadissonância, destaca-se a questão da identidade étnica, em processo de fragmentação.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639591
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