Banner Portal
A construção sócio-política da EJA na cidade de Ponta Grossa: um olhar frente a realidade discente
PDF

Palavras-chave

Políticas Públicas. Educação de Jovens e Adultos. Educação Permanente

Como Citar

OLIVEIRA, Rita de Cássia; SCORTEGAGNA, Paola Andressa; OLIVEIRA, Flávia da Silva. A construção sócio-política da EJA na cidade de Ponta Grossa: um olhar frente a realidade discente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 270–293, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639593. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639593. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

No contexto da pós-modernidade, a educação insere-se como um poderoso instrumento deavanço social. Neste trabalho realizou-se uma reflexão sobre a EJA no Brasil. A pesquisateve como objetivos identificar as políticas públicas voltadas para EJA e o perfil dos alunosbeneficiados por esta modalidade na cidade de Ponta Grossa/Paraná. A investigação foidescritiva, interpretativa, quanti-qualitativa. Na pesquisa de campo utilizou-se questionárioaos alunos como instrumento de coleta de dados. Percebeu-se que a EJA constitui umamodalidade de educação cada vez mais reconhecida socialmente e considerada pelosalunos como possibilidade de resgate da cidadania e ascensão social e profissional.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639593
PDF

Referências

ÁVILA, F. B. Pequena enciclopédia de moral e civismo. Brasília: MEC, 1992.

ARROYO, M. G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L., GIOVANETTI, M. A., GOMES, N. L. (org). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1998.

BRASIL. Censo escolar. Brasília: MEC/INEP, 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

COELHO, A. M. S; EITERER, C.L. A didática na EJA. In: SOARES, L; GIOVANETTI, M. A; GOMES, N. L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 169-183.

DI PERRO, M.C., JÓIA, O., RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Disponível em: http:/www.scielo.br/pdf/ccedes. Acesso em 20/11/2005.

FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 30a ed., 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 45a ed., 2005.

FURTER, P. Educação e vida. Rio de Janeiro: Vozes, 1976.

GADOTTI, M; ROMÃO J. E. Educação de Jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

INAF. Indicador de analfabetismo funcional. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro/IBOPE, 2007.

PICONEZ, S. C. B. Educação escolar de jovens e adultos. Campinas: Papirus, 2002.

PINTO, A. V. Sete lições sobre a educação de adultos. São Paulo, Cortez, 6a ed. 1989.

PORTO, Y. S. Educação de jovens e adultos: o desafio de ressignificá-la. In:

FARENZENA, R. C. (org). Educação de Jovens e Adultos: movimento político-pedagógico. Passo Fundo: UPF, 2004.

QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escola. 2004. Disponível em: www.anped.org.br. Acesso em: 18 nov. 2008.

SANTOS, M. L. L. Educação de jovens e adultos: marcas da violência na produção poética. Passo Fundo: UPF, 2003.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. 8a ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

TEODORO, A. Globalização e educação: políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez, 2003.

VIEIRA, S. L. Política (s) e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. In: Revista brasileira de política e administração da educação. V.23, n.1, p. 56-69, jan/abr, 2007.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.