Resumo
Neste artigo discutimos a respeito das funções conferidas à educação infantil brasileiraentre o final da década de 1970 e o final da de 1980. Para tanto, recorremos ao conteúdosistematizado por duas áreas de conhecimento: a história da educação infantil brasileira eas políticas públicas. Na primeira parte do texto apresentamos as políticas econômicas esociais do UNICEF e da UNESCO para a educação dos países em desenvolvimento. Nasegunda parte analisamos a função compensatória atribuída à educação infantil brasileirapor meio do Programa Educação Pré-Escolar: Uma Nova Perspectiva (1975) e no ProjetoCasulo (1977). As críticas desferidas a esses programas foram absorvidas pelos órgãosoficiais ao lançarem o Programa Nacional de Educação Pré-Escolar (1981) conferindo àeducação infantil o papel de promover o desenvolvimento harmônico e global das crianças.É esta nova função que analisamos na terceira parte deste texto. Por fim, apontamos osefeitos da influência do UNICEF e da UNESCO na definição da função de nossa educaçãoinfantil, nas décadas de 1970 e 1980, revelando que as heranças deixadas alicerçaram ospassos que viriam a ser dados em direção à definição da função de cuidar e educaratribuída, na atualidade, à educação das crianças pequenas.Referências
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