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Considerações históricas sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro
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Palavras-chave

Educação Brasileira. História do Pensamento Pedagógico. Educação Reflexiva. John Dewey

Como Citar

SOUZA, Rodrigo Augusto de; MARTINELI, Telma Adriana Pacífico. Considerações históricas sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 160–172, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639620. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639620. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho procura traçar uma trajetória histórica da influência de John Dewey (1859-1952), na educação brasileira. É possível estabelecer dois momentos distintos dessainfluência deweyana no Brasil: o período 1930 a 1950 e, posteriormente, a década 1990. Oprimeiro momento foi marcado pelo embate político de introdução do ideário escolanovistano Brasil, merece destaque Anísio Teixeira (1900-1971), principal interlocutor de Deweyno Brasil. No segundo período da influência, Dewey aparece atrelado à Formação deProfessores, sobretudo a partir da noção de Professor Reflexivo. A retomada, nessasegunda fase, se dá pela adoção de educadores estrangeiros, como: Nóvoa, Schön,McLaren, entre outros. Esse percurso histórico tomamos em análise no presente artigo
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639620
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