História e historiografia de instituições escolares

Autores

  • José Luís Sanfelice UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639622

Palavras-chave:

Historiografia. História de Instituições Escolares. Singular. Universal

Resumo

O presente texto faz um breve exercício de historiografia abordando algumas tesesacadêmicas que tiveram por objeto de estudo instituições escolares. Busca apontar asdiferentes abordagens assumidas por seus autores, em especial com a indicação quefizeram ou não de suas categorias de análise. Conclui apresentando uma propostametodológica para que as pesquisas sobre história das instituições escolares primempela explicitação da tensão e do movimento contraditório entre o singular e o universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Sanfelice, UNICAMP

Professor Titular em História da Educação da UNICAMP/FE/DEFHE. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR.

Referências

BITTAR, M.; FERREIRA JR., A. História, epistemologia marxista e pesquisa educacional brasileira. In: Educação & Sociedade – 107, vol. 30, maio/ago-2009. São Paulo: Cortez; Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), pp. 489-511.

BONTEMPI JÚNIOR, B. A Cadeira de História e Filosofia da Educação da USP entre os anos 40 e 60: um estudo das relações entre a vida acadêmica e a grande imprensa. (Tese de doutorado). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, 2001.

LAPA, J. R. do Amaral. Historiografia brasileira contemporânea. A História em questão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1981.

MACHADO, V. L. de. A identidade institucional da PUC-Campinas: estudo dos projetos pedagógicos (1968-1981). (Tese de doutorado). Campinas: UNICAMP, 2002.

MILAN, Yara M. N. A educação do soldado-cidadão (1870-1889): a outra face da modernização conservadora. (Tese de doutorado). Campinas: UNICAMP, 1993.

RIBEIRO, A. I. Miranda. A educação feminina durante o século XIX. O Colégio Florence de Campinas – 1863-1889. Campinas: UNICAMP/CMU, 2006.

RIBEIRO, A. I. Miranda. A educação feminina durante o século XIX: o Colégio Florence de Campinas (1863-1889). (Tese de doutorado). Campinas: UNICAMP, 1993.

SANFELICE, J.L. Perspectivas atuais da História da Educação. In.: SCHELBAUER, A. R.; LOMBARDI, J. C.; MACHADO, M. C. G.(orgs). Educação em debate. Perpectivas, abordagens e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2006, pp. 23-52.

SANFELICE, J.L. História das Instituições escolares. In.: NASCIMENTO, M. I. M.; SANDANO, W.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.). Instituições escolares no Brasil. Conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados:

HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007, pp.75-93.

SHEEN, Maria R. C. C. Política educacional e hegemonia: a criação das primeiras universidades estaduais do Paraná na década de 1960. (Tese de doutorado). Campinas: UNICAMP, 2000.

Downloads

Como Citar

SANFELICE, J. L. História e historiografia de instituições escolares. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 183–200, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639622. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639622. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos