Resumo
O presente trabalho visa contribuir para a apreensão da história dos manuais didáticos noBrasil. Reportando-se ao período compreendido entre o Império e as décadas iniciais daPrimeira República, usa como referência os manuais didáticos de História do Brasiladotados no Colégio Pedro II. A temática selecionada para a realização da análise deconteúdo é a Guerra da Tríplice Aliança. De acordo com os limites teóricos e documentaisdesta abordagem inicial, podem ser resumidas algumas conclusões. Quanto à sua função notrabalho didático, tais instrumentos subordinaram-se a uma concepção que implicava umalimitada incorporação da divisão do trabalho, cerceando a realização de um maior grau desimplificação e objetivação da atividade de ensino. Os professores eram vistos comoprofissionais que exerciam o controle do trabalho e a organização do trabalho didáticoencontrava-se num estágio muito aquém da concepção comeniana. Quando os manuaisdidáticos recontaram o evento referido se limitaram a incorporar a interpretaçãoconsagrada pela área de história militar; reduziram a descrição do conflito ao planopolítico, radicando suas causas nas desavenças diplomáticas dos vizinhos platinos e,quanto ao conflito propriamente dito, cingiram-se à descrição positivista dos embatesarmados.Referências
ALVES, Gilberto Luiz. A Produção da Escola Pública Contemporânea. 4.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
ALVES, Gilberto Luiz. O Trabalho Didático na Escola Moderna: Formas Históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
ARARIPE, Tristão de Alencar. Tasso Fragoso: um Pouco de História do Nosso Exército. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1960.
AZEVEDO, Philadelpho de. Subsidios para a Historia do Collegio Pedro II. In: Annuario do Collegio Pedro II: 1919-1920. Rio de Janeiro: Typ. da Revista dos Tribunaes. v. 4, p. 379-84.
BANDEIRA, Manuel. Noções de História das Literaturas. São Paulo: Comp. Edit. Nacional, 1954. v. 2.
BELLEGARDE, Henrique Luís de Niemeyer. Resumo de Historia do Brasil até 1828. Traduzido de Mr. Denis, correcto e augmentado por H. L. de Niemeyer Bellegarde. Rio de Janeiro: Typ. Gueffier, 1831.
BITTENCOURT, Circe. Livro Didático e Saber Escolar: 1810-1910. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2008.
BONAZZI, Marisa e ECO, Humberto. Mentiras que Parecem Verdades. São Paulo: Summus, 1980.
CHACON, Vamireh. História das Idéias Socialistas no Brasil. 2.ed.rev.aument. Fortaleza: Edições UFC; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
CHIAVENATO, Julio José. Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai. São Paulo: Círculo do Livro, s.d.
COMÉNIO, João Amós. Didáctica Magna: Tratado da Arte de Ensinar Tudo a Todos. 2.ed. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1976.
COUTO, Pedro do. Pontos de História do Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Jacintho Ribeiro dos Santos, 1923.
DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: Nova História sobre a Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio: Século XXI. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FRAGOSO, Tasso. História da Guerra entre a Tríplice Aliança e o Paraguai. 2.ed. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1956-1960. 5 v.
FREITAG, Bárbara; COSTA, Wanderly F. da e MOTTA, Valéria R. O Livro Didático em Questão. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1997.
GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. 4.ed. Tradução de Galeno de Freitas. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1978.
GASPARELLO, Arlette Medeiros. Historiografia Didática e Pesquisa no Ensino de História. Anais do X Encontro Regional de História da ANPUH: História e Biografias. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2002. www.rj.anpuh.org/anais/2002/comunicacoes. Acesso em 23.11.2008.
GATTI JÚNIOR, Décio. A Escrita Escolar da História: Livro Didático e Ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, SP: EDUSC; Uberlândia, MG: Edufu, 2004.
HOLLANDA, Guy de. Um Quarto de Século de Programas e Compêndios de História para o Ensino Secundário Brasileiro: 1931-1956. Rio de Janeiro: MEC-INEP, 1957.
LACERDA, Joaquim Maria de. Pequena História do Brazil por Perguntas e Respostas. 6.ed. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1887.
LIMA. J. I. de Abreu e. Compendio de Historia do Brasil. Rio de Janeiro: Eduardo & Henrique Laemmert, 1843. 2 t.
LIMA. J. I. de Abreu e. Synopsis ou Deducção Chronologica dos Fatos Mais Notaveis da Historia do Brasil. Pernambuco: Typographia de M. F. de Faria, 1845.
LINS, Osman. Do Ideal e da Glória: Problemas Inculturais Brasileiros. São Paulo: Summus, 1977.
MACEDO, Joaquim Manoel de. Lições de Historia do Brasil para Uso das Escolas de Instrucção Primaria. Rio de Janeiro: B. L. Garnier; Paris: E. Belhate & Cia., 1880.
MACEDO, Joaquim Manoel de. Lições de Historia do Brasil para Uso das Escolas de Instrucção Primaria. Rio de Janeiro; Paris: Livraria Garnier, 1913.
MAIA, Luis de Queirós Mattoso. Lições de Historia do Brazil. Rio de Janeiro: Dias da Silva Junior, s.d.
MAIA, Luis de Queirós Mattoso. Lições de Historia do Brazil. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1886.
OLIVEIRA, A. de Almeida. O Ensino Público. Brasília: Senado Federal, 2003. (Edições do Senado Federal, 4)
POMER, León. A Guerra do Paraguai: a Grande Tragédia Rioplatense. Tradução de Yara Peres. São Paulo: Global, 1980. (Passado & Presente, 7)
RATKE, Wolfgang. Escritos sobre A Nova Arte de Ensinar de ... (1571-1635): Textos Escolhidos. Tradução de Sandino Hoff. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Clássicos da Educação)
RIBEIRO, João. História do Brasil. 5.ed.rev. Rio de Janeiro; São Paulo e Belo Horizonte: Francisco Alves & Cia.; Paris e Lisboa: Aillaud, Alves e Cia., 1914.
RIBEIRO, João. História do Brasil. 20.ed.rev. Belo Horizonte; Rio de Janeiro: Itatiaia, 2001. (Coleção Reconquista do Brasil, 222)
TAUNAY, Alfredo d’Escragnolle. A Retirada da Laguna: Episodio da Guerra do Paraguay. 10.ed. Tradução de Affonso d’Escragnolle Taunay. São Paulo; Cayeiras; Rio de Janeiro: Comp. Melhoramentos de S. Paulo, (1935?).
TRÍAS, Vivian. El Paraguay de Francia El Supremo a la Guerra de la Triple Alianza. Buenos Aires: Crisis, 1975. (Cuadernos de Crisis, 19)
VECHIA, Ariclê e LORENZ, Karl Michael (orgs.). Programa de Ensino da Escola Secundária Brasileira: 1850-1951. Curitiba: Ed. do Autor, 1998.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.