Manuais didáticos de história do Brasil no Colégio Pedro II: do império às primeiras décadas da república

Autores

  • Gilberto Luiz Alves Universidade Anhanguera-Uniderp

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639626

Palavras-chave:

História da Educação. Trabalho Didático. Manuais Didáticos. História do Brasil

Resumo

O presente trabalho visa contribuir para a apreensão da história dos manuais didáticos noBrasil. Reportando-se ao período compreendido entre o Império e as décadas iniciais daPrimeira República, usa como referência os manuais didáticos de História do Brasiladotados no Colégio Pedro II. A temática selecionada para a realização da análise deconteúdo é a Guerra da Tríplice Aliança. De acordo com os limites teóricos e documentaisdesta abordagem inicial, podem ser resumidas algumas conclusões. Quanto à sua função notrabalho didático, tais instrumentos subordinaram-se a uma concepção que implicava umalimitada incorporação da divisão do trabalho, cerceando a realização de um maior grau desimplificação e objetivação da atividade de ensino. Os professores eram vistos comoprofissionais que exerciam o controle do trabalho e a organização do trabalho didáticoencontrava-se num estágio muito aquém da concepção comeniana. Quando os manuaisdidáticos recontaram o evento referido se limitaram a incorporar a interpretaçãoconsagrada pela área de história militar; reduziram a descrição do conflito ao planopolítico, radicando suas causas nas desavenças diplomáticas dos vizinhos platinos e,quanto ao conflito propriamente dito, cingiram-se à descrição positivista dos embatesarmados.

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Biografia do Autor

Gilberto Luiz Alves, Universidade Anhanguera-Uniderp

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1973-1998), desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, especialmente em História da Educação.

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Como Citar

ALVES, G. L. Manuais didáticos de história do Brasil no Colégio Pedro II: do império às primeiras décadas da república. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 230–249, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639626. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639626. Acesso em: 26 nov. 2022.

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Artigos