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“Educar para enriquecer”: o liberal desenvolvimentismo, o projeto tecnocrático e a educação pública na Bahia (1940-1970)
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Palavras-chave

Modernização. Estado. Tecnocracia. Políticas públicas

Como Citar

SILVA, Antonia Almeida; PINA, Maria Cristina Dantas. “Educar para enriquecer”: o liberal desenvolvimentismo, o projeto tecnocrático e a educação pública na Bahia (1940-1970). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 57–69, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639640. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639640. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho tematizamos as políticas públicas para a educação na Bahia face aoprocesso de industrialização deflagrado a partir do final da década de 1940, o qual seconsubstanciou num movimento que denominamos de modernização conservadora. Nessaanálise os espaços de interseção entre o Estado e os sujeitos implicados nos processoseducacionais é parte central da opção por assinalar as séries de eventos quecircunstanciaram as dinâmicas educacionais do período, num esforço de abordagem daspolíticas públicas de uma perspectiva política.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639640
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