Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Acesso Aberto
Política de Arquivamento
Pareceristas
Política de Retratação do Crossmark
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 36: dez. 2009
v. 9 n. 36: dez. 2009
Publicado:
2012-10-23
Editorial
Editorial
Maria Cristina Dantas Pina, Wilson da Silva Santos, Rita Filomena Andrade Januário Bettini
1-2
PDF
Artigos
O alargamento da escolaridade obrigatória para as meninas portuguesas (1960), uma medida legislativa envergonhada: sua representação nos jornais
Áurea Adão, Maria José Remédios
3-13
PDF
América en los manuales escolares españoles de historia (1900-1940): trayectória de una investigación
Luciana Oliveira Correia
14-24
PDF
Trabalho docente e proletarização
Ana Elizabeth Santos Alves
25-37
PDF
As categorias pedagógicas no Brasil barroco: um estudo sobre os sermões jesuíticos
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
38-56
PDF
“Educar para enriquecer”: o liberal desenvolvimentismo, o projeto tecnocrático e a educação pública na Bahia (1940-1970)
Antonia Almeida Silva, Maria Cristina Dantas Pina
57-69
PDF
A voz dos professores baianos no início da república: a Revista do Ensino Primario (1892-1893)
Elizabete Conceição Santana
70-82
PDF
Abolição no Brasil: a construção da liberdade
Jaci Maria Ferraz de Menezes
83-104
PDF
Memória e transmissão das experiências como desafios para os estudiosos da educação
Lívia Diana Rocha Magalhães, Polliana Moreno dos Santos, Daniela Moura Rocha de Souza
105-114
PDF
Política, família e educação em Vitória da Conquista na primera metade do sèculo XX
Ruy Hermann de Araújo Medeiros
115-123
PDF
A educação na modernidade e a modernização da escola no Brasil: século XIX e início do século XX
Syomara Assuite Trindade, Irani Rodrigues Menezes
124-135
PDF
A concepção de gestão escolar da rede municipal de ensino do município de Vitória da Conquista: 1996 - 2005
Wilson da Silva Santos
136-144
PDF
A constituição do professor como trabalhador
Áurea de Carvalho Costa, Adriana Maria Mattos Marafon
145-166
PDF
Anísio Teixeira, educação e tecnologia nos primórdios de Brasília
Raquel de Almeida Moraes
167-181
PDF
Flores do sertão: perfilando professoras formadas pela escola normal de Feira de Santana de 1930 a 1949
Antonio Roberto Seixas da Cruz, Marinalva Lopes Ribeiro
182-199
PDF
Da cegueira à orfandade: a questão da cidadania nas políticas de alfabetização de jovens e adultos (1947 – 2002)
Marcia Soares de Alvarenga
200-215
PDF
Fundo da educação básica em perspectiva: história presente e mobilização
Jean Mac Cole Tavares Santos
216-234
PDF
Aspectos teórico-metodológicos da história e sua aplicabilidade na prática de ensino
Leandro Mendonça Barbosa
235-245
PDF
O projeto pedagógico da sociedade de geografia do Rio de Janeiro: o curso superior livre de geografia (1926-1927)
Luciene Pereira Carris Cardoso
246-256
PDF
Documento
HOMINE CATHÓLICOa: fragmentos do livro didático “Elementos de História Natural: segundo Os Programas Officiais. Admissão a várias Escolas Superiores (Curso Médio). 3 ed. São Paulo: Collecção FTD, 1923”.
Ana Elizabeth Santos Alves, Ivana Teixeira Silveira
257-267
PDF
Resenha
CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt. S.; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia Diana R. (Orgs.). A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.
Ronaldo Oliveira Ferraz
268-271
PDF
Resumo
Memória de professores intelectuais como interlocutores do republicanismo em Vitória da Conquista entre os anos de 1910 até 1945
Daniela Moura Rocha de Souza
275-275
PDF
O Ginásio de Conquista – a memória de uma instituição escolar (1940-1960)
Edileusa Santos Oliveira
276-276
PDF
Da escola para o palco: uma poética teatral com adolescentes. Criação coletiva de uma peça por estudantes da EE Julio Mesquita e do Colégio Básico, Campinas/SP.
Helvécio Alves Junior
277-277
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
8604
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
6518
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
3724
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2958
Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
2152
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários