v. 9 n. 36: dez. 2009
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre o Periódico
Submissões
Pareceristas
Regimento
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Políticas
Direitos Autorais
Acesso Aberto
Arquivamento
Plágio e Similaridade
Retratação
Revisão por pares
Ética
Privacidade
Taxas de Publicação
Notícias
Artigos +Lidos
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
v. 9 n. 36
Publicado em outubro 23, 2012
dez. 2009
Editorial
Maria Cristina Dantas Pina, Wilson da Silva Santos, Rita Filomena Andrade Januário Bettini
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639635
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639635
Artigos
Áurea Adão, Maria José Remédios
3-13
O alargamento da escolaridade obrigatória para as meninas portuguesas (1960), uma medida legislativa envergonhada: sua representação nos jornais
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639636
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639636
Luciana Oliveira Correia
14-24
América en los manuales escolares españoles de historia (1900-1940): trayectória de una investigación
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639637
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639637
Ana Elizabeth Santos Alves
25-37
Trabalho docente e proletarização
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639638
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639638
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
38-56
As categorias pedagógicas no Brasil barroco: um estudo sobre os sermões jesuíticos
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639639
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639639
Antonia Almeida Silva, Maria Cristina Dantas Pina
57-69
“Educar para enriquecer”: o liberal desenvolvimentismo, o projeto tecnocrático e a educação pública na Bahia (1940-1970)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639640
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639640
Elizabete Conceição Santana
70-82
A voz dos professores baianos no início da república: a Revista do Ensino Primario (1892-1893)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639641
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639641
Jaci Maria Ferraz de Menezes
83-104
Abolição no Brasil: a construção da liberdade
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639642
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639642
Lívia Diana Rocha Magalhães, Polliana Moreno dos Santos, Daniela Moura Rocha de Souza
105-114
Memória e transmissão das experiências como desafios para os estudiosos da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639643
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639643
Ruy Hermann de Araújo Medeiros
115-123
Política, família e educação em Vitória da Conquista na primera metade do sèculo XX
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639644
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639644
Syomara Assuite Trindade, Irani Rodrigues Menezes
124-135
A educação na modernidade e a modernização da escola no Brasil: século XIX e início do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639645
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639645
Wilson da Silva Santos
136-144
A concepção de gestão escolar da rede municipal de ensino do município de Vitória da Conquista: 1996 - 2005
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639646
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639646
Áurea de Carvalho Costa, Adriana Maria Mattos Marafon
145-166
A constituição do professor como trabalhador
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639647
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639647
Raquel de Almeida Moraes
167-181
Anísio Teixeira, educação e tecnologia nos primórdios de Brasília
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639648
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639648
Antonio Roberto Seixas da Cruz, Marinalva Lopes Ribeiro
182-199
Flores do sertão: perfilando professoras formadas pela escola normal de Feira de Santana de 1930 a 1949
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639649
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639649
Marcia Soares de Alvarenga
200-215
Da cegueira à orfandade: a questão da cidadania nas políticas de alfabetização de jovens e adultos (1947 – 2002)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639650
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639650
Jean Mac Cole Tavares Santos
216-234
Fundo da educação básica em perspectiva: história presente e mobilização
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639651
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639651
Leandro Mendonça Barbosa
235-245
Aspectos teórico-metodológicos da história e sua aplicabilidade na prática de ensino
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639652
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639652
Luciene Pereira Carris Cardoso
246-256
O projeto pedagógico da sociedade de geografia do Rio de Janeiro: o curso superior livre de geografia (1926-1927)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639653
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639653
Documento
Ana Elizabeth Santos Alves, Ivana Teixeira Silveira
257-267
HOMINE CATHÓLICOa: fragmentos do livro didático “Elementos de História Natural: segundo Os Programas Officiais. Admissão a várias Escolas Superiores (Curso Médio). 3 ed. São Paulo: Collecção FTD, 1923”.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639654
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639654
Resenha
Ronaldo Oliveira Ferraz
268-271
CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt. S.; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia Diana R. (Orgs.). A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639655
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639655
Resumo
Daniela Moura Rocha de Souza
275-275
Memória de professores intelectuais como interlocutores do republicanismo em Vitória da Conquista entre os anos de 1910 até 1945
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639656
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639656
Edileusa Santos Oliveira
276-276
O Ginásio de Conquista – a memória de uma instituição escolar (1940-1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639657
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639657
Helvécio Alves Junior
277-277
Da escola para o palco: uma poética teatral com adolescentes. Criação coletiva de uma peça por estudantes da EE Julio Mesquita e do Colégio Básico, Campinas/SP.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639658
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639658
Expediente
Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639659
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639659
×
Usuário
*
Obrigatório
Senha
*
Obrigatório
Esqueceu a senha?
Mantenha-me conectado
Acesso
Não possui registro?
Registrar-se aqui