Abolição no Brasil: a construção da liberdade

Autores

  • Jaci Maria Ferraz de Menezes UNEB

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639642

Palavras-chave:

Abolição da escravidão. Luta pela liberdade. Construção de hegemonia e contra-hegemonia. Legislação abolicionista

Resumo

O texto analisa a longa transição para a liberdade e a igualdade no Brasil como umprocesso de aprendizagem, em que a sociedade brasileira e, em especial os escravos e seusaliados, na sua resistência e luta permanentes, desmantelam a hegemonia e a pretensalegalidade da escravidão, desvelando a sua iniqüidade. Trabalha com os textos legais e odebate no parlamento brasileiro, além de estatísticas e documentos de outros autores quecita. No momento em que as questões do Haiti e do Suriname estão na ordem do dia, otexto nos parece oportuno por colocar em debate a situação do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaci Maria Ferraz de Menezes, UNEB

Doutora em Ciências da Educação e professora Titular Plena de História e Política da Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Brasil. Leciona no Programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade.

Referências

ANDRADE E SILVA, José Bonifácio - “Representação à Assembléia Geral Constituinte e Legislativa do Brasil”. in Malheiro, Perdigão - A escravidão no Brasil - Ensaio Histórico, Jurídico, Social. MEC/INL, Editora Vozes, Rio de Janeiro, 1976, 3a edição (1a Edição 1968).

ANSELMO DA FONSECA, Luis - A escravidão, o clero e o abolicionismo. 2a. ed. facsimilar a de 1887. Recife, Fundação Joaquim Nabuco.. Ed. Massangana, 1988.

AZEVEDO, Célia Marinho de - Onda negra, medo branco - o negro no imaginário das elites. Sec. XIX. - São Paulo, Brasiliense.

BAHIA, “Documentação Jurídica sobre o Negro no Brasil - 1808 a 1888” – Empresa Gráfica da Bahia, 1988.

BARBOSA, Ruy - Parecer sobre o projeto no 48-A. in Senado Federal - A Abolição no Parlamento: 65 anos de lutas. Brasília, 1988.

BRAGA, Júlio Santana, Sociedade Protetora dos Desvalidos - Uma Irmandade de Cor. Ianamá, Salvador, Bahia, 1987.

BRASIL, SENADO FEDERAL - A Abolição no Parlamento: 65 anos de lutas. Brasília, 1988.

CLEMENTI, Hebe - La abolición de la esclavitud en América Latina. La Pleyade, Buenos Aires, 1977.

CONRAD, Robert - Os últimos anos da escravatura no Brasil. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1978.

COSTA, Emília Viotti - A Abolição. Col. História Popular, coordenação de Jaime Pinsky. São Paulo: Global Editora, 1988.

DIAS TAVARES, Luís Henrique - História da Sedição intentada na Bahia em 1798 (“A Conspiração dos Alfaiates”). Pioneira/MEC, São Paulo/Brasília, 1975.

ENDREK, Emiliano - El mestizaje en Cordoba. Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba, Argentina.

FLORENCE, Afonso Bandeira, “Nem escravos nem Libertos: os Africanos Livres na Bahia”. in Cadernos do Ceas, no 121, maio/junho de 1989.

HEREDIA, Edmundo - “Indios, negros y castas durante el proceso de independencia hispanoamericana”. in Cultura y Sociedad, Tomo 1, no 2. Octubre/diciembre de 1974, México.

KLEIN, Herbert - “A escravidão africana na América Latina e no Caribe”. Brasiliense, São Paulo, 1987.

KLEIN, Herbert - Demografía. In Estatísticas Históricas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / IGBE. Rio de Janeiro

MORAES, Evaristo de - Da Monarchia para a Republica (1870 -1889). Rio de Janeiro, Athena Editora, s.d.

MORNER, Magnus - “Comprar o criar - Fuentes alternativas de suministro de esclavos en las sociedades plantacionistas del Nuevo Mundo” in Revista de História de América, no 91 - Enero-Junio de 1981, México.

NOVAES, Fernando - “Estrutura e dinâmica do antigo sistema colonial”. Brasiliense, São Paulo, 1986.

PERDIGÃO MALHEIRO, A escravidão no Brasil. Ensaio Jurídico e Social. Parte II, Cap. VII, VIII e IX. MEC / Vozes, Rio de Janeiro, Brasília, 1976.

RODRIGUES, José Honório - “A Rebeldia Negra e a Abolição” - in Temas de História, ABOLIÇÃO - Ano 1, no 2. D.A. de História da FFCH da UFBa.

SODRÉ, Nelson Werneck, - “As razões da Independência” - Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1978.

VALCÁRCEL, Daniel - “La Rebelión de Tupac Amaru”. México/Buenos Aires, Fondo de CuLtura Econômica, s/d.

Downloads

Como Citar

MENEZES, J. M. F. de. Abolição no Brasil: a construção da liberdade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 83–104, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639642. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639642. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos