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A educação na modernidade e a modernização da escola no Brasil: século XIX e início do século XX
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Palavras-chave

Modernidade. Métodos de ensino. Renovação pedagógica

Como Citar

TRINDADE, Syomara Assuite; MENEZES, Irani Rodrigues. A educação na modernidade e a modernização da escola no Brasil: século XIX e início do século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 124–135, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639645. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639645. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir algumas ideias educacionais que se desenvolveramna modernidade e como estas ideias, configuradas na renovação da concepção de educaçãoe na implantação de novos métodos de ensino, se apresentaram na modernização dainstrução pública no Brasil, no final do século XIX e início do século XX. Destacam-se osdebates sobre a renovação pedagógica e os métodos de ensino; entre eles: a aplicação dosistema lancasteriano no país, o método intuitivo e a influência das ideias pedagógicasescolanovistas como instrumento de reconstrução da sociedade brasileira, mediante areconstrução da educação. As novas concepções e os novos métodos de ensino transferemo foco de conhecimento centrado no professor, para as experiências da criança.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639645
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