Política, família e educação em Vitória da Conquista na primera metade do sèculo XX

Autores

  • Ruy Hermann de Araújo Medeiros UESB

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639644

Palavras-chave:

Coronelismo. Intelectuais. Educação. Famílias

Resumo

Tomando como base um conflito político acontecido nas duas primeiras décadas doséculo XX, estudamos a história da educação em Vitória da Conquista, mormente, asrelações entre política, idéias e educação. O conflito cognominado “Meletes ePeduros” foi narrado a partir de substancial documentação primária, fontesjornalísticas e depoimentos orais. Os aspectos teóricos se basearam na históriacultural, sem desconsiderar, no entanto, a forma como se organizava materialmente asociedade, qual o lugar social de cada grupo envolvido, a forma como circulavam asidéias e a forma como os sujeitos se relacionavam. Evidenciamos um conflitoeclodido em 1919, no qual estão envolvidos intelectuais, políticos e professores daregião.

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Biografia do Autor

Ruy Hermann de Araújo Medeiros, UESB

Professor da UESB; advogado, integrante do Museu Pedagógico/Uesb.

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Como Citar

MEDEIROS, R. H. de A. Política, família e educação em Vitória da Conquista na primera metade do sèculo XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 115–123, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639644. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639644. Acesso em: 1 jul. 2022.

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