Memória e transmissão das experiências como desafios para os estudiosos da educação

Autores

  • Lívia Diana Rocha Magalhães UESB
  • Polliana Moreno dos Santos UESB
  • Daniela Moura Rocha de Souza UESB

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639643

Palavras-chave:

Memória. Experiência. Educação

Resumo

A memória social e coletiva também necessita do processo educativo para a suatransmissão e legitimação, processo que acaba justificando a luta entre o que deve serlembrado e/ou esquecido. É nesse sentido que consideramos imprescindível que ospesquisadores da educação realizem uma reflexão acerca da escola como lugar detransmissão de memórias, bem como sobre a necessidade de nos apropriarmos dasdiscussões teóricas sobre esse campo. Sendo assim, este trabalho objetiva reiterar aimportância dos estudos da memória para o entendimento dos processos que envolvem atransmissão de saberes, através das experiências e conteúdos compartilhados no atoeducativo, além de compreender o modo pelo qual esse processo pode incorrer nacontinuidade ou proteção de uma dada negociação sobre os conflitos presentes nasociedade. No que diz respeito à educação e à transmissão da memória/experiência,indaga-se, por exemplo, o que a escola - e logo o seu entorno social - diante dessa situação,está mantendo sob seu controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Diana Rocha Magalhães, UESB

Doutora em Educação pela UNICAMP, professora Titular da UESB, Coordenadora do Museu Pedagógico e vice-coordenadora do Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade.

Polliana Moreno dos Santos, UESB

Aluna do Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB- Bolsista da Fapesb.

Daniela Moura Rocha de Souza, UESB

Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela UESB.

Referências

AROSTEGUI, Julio. La Historia vivida: sobre la historia del presente. Madrid: Alianza editorial, 2004.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fortes, 1999.

FACHINI, A. In: El pasado eciente en la escuela In:Memoria e Historia del passado reciente. Problemas didáticos y disciplinares. Luciano Alonso- Adriana Falchini (editores), Universidade Nacional del Litoral, 2009.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. A trajetória das gerações brasileiras nascidas entre 1926 e 1975: um perfil sociodemográfico. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP: UNICAMP, 1999.

MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. Educação, História e Memória: uma aproximação do estudo geracional. In: Revista HISTEDBR on line. Campinas: UNICAMP, 2007. no 28.

MANHEIM, K. El problema de las generaciones,trad. Ignacio Sanchez de la Yncera.REIS: Revista Española de investigaciones sociológicas. Madrid, 62,p 193-224,abr/jun, 1993. Coordenação de Emilio Lamo de Espinosa.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. In: Projeto História, São Paulo, 1993.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François (et al). Editora da Unicamp, Campinas: SP, 2007.

ROSA, A et al. Reepresentaciones del pasado,cultura personale idntidad nacional. In: Memória coletiva e identidade nacional. Madrid: biblioteca nova, 2000.

SÁ, Celso Pereira de. Sobre o campo de estudo da memória social: uma perspectiva psicossocial.In: Revista Psicologia Reflexão e Crítica. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2007. V. 20. Disponível em www.scielo.br/prc. Acesso em julho de 2008.

TORNAY, María Laura,VEGA, Natalia. Entre la memoria y la historia: deslindes conceptuales y questiones metodológicas. In: Memoria e Historia del passado reciente. Problemas didáticos y disciplinares. Luciano Alonso- Adriana Falchini (editores), Universidade Nacional del Litoral, 2009.

VIÑAO, Antonio. Fracasam las reformas educativas? La respuesta de un Historiador”.In: Educação no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Sociedade brasileira de História da Educação- SBHE, 2001.

Downloads

Como Citar

MAGALHÃES, L. D. R.; SANTOS, P. M. dos; SOUZA, D. M. R. de. Memória e transmissão das experiências como desafios para os estudiosos da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 105–114, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639643. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639643. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>