Aspectos teórico-metodológicos da história e sua aplicabilidade na prática de ensino

  • Leandro Mendonça Barbosa Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Conceitos teórico-metodológicos. Historicidade de um conceito. Prática de Ensino em História

Resumo

É perceptível que os rumos no estudo acerca das ciências da educação têm se modificadocom os novos olhares que os intelectuais e os próprios educadores estão tendo desta teoriacientífica. Destarte quando se vai para a prática desta teoria, quando do momento em salade aula, muitas vezes esta ainda é pouco dinâmica e muito menos discutida e analisada doque sua esfera teórica. O que pretendemos com este artigo é creditar uma importância dosaspectos teórico-metodológicos discutidos na ciência histórica e da mesma importância quese faz aplicar esta metodologia na prática de ensino com alunos de graduação, para queestes, por sua vez, apliquem em salas de aulas do ensino regular. Na primeira parte destareflexão elucidaremos como a teoria e o tratamento de fontes foi enxergado pelo campotradicional da história – os ditos positivistas – e a aplicabilidades destes conceitos teóricometodológicosem uma pesquisa prática; no segundo momento analisaremos brevemente aprática teórico-metodológica em uma pesquisa histórica. Finalmente, no terceiro momentodeste artigo analisaremos duas realidades de salas de aula propostas por dois professores dePrática de Ensino em História de duas universidades federais distintas e tentaremoscompreender os métodos utilizados em aula para formulação de conceitos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Mendonça Barbosa, Universidade Federal de Goiás
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás.

Referências

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. 3a edição. Trad. João Roberto Martins Filho. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques e SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: os pólos da prática metodológica. Trad. Ruth Joffily. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

COLLINGWOOD, R. G. A Idéia de História. 5a edição. Trad. Alberto Freire. Lisboa: Editorial Presença, 1981.

HEMPEL, Carl. G. “Explicação e Leis”. In: GARDINER, Patrick (org.). Teorias da História. 3a edição. Trad. Vítor Matos e Sá. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

KOSELLECK, Reinhart. “Uma História dos Conceitos: problemas teóricos e práticos”. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, no 10, 1992, p. 134-146.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4a edição. Trad. Bernardo Leitão [et. al.]. Campinas: Editora Unicamp, 1996.

ORIÁ, Ricardo. “Memória e Ensino de História”. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. 9a edição. São Paulo: Contexto, 2004.

SEFFNER, Fernando. “Teoria, metodologia e ensino da História”. In: GUAZZELLI, César Augusto Barcellos; (et. al.) (orgs.). Questões da teoria e metodologia da história. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2000.

Como Citar
Barbosa, L. M. (1). Aspectos teórico-metodológicos da história e sua aplicabilidade na prática de ensino. Revista HISTEDBR On-Line, 9(36), 235-245. https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639652
Seção
Artigos