Fundo da educação básica em perspectiva: história presente e mobilização

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639651

Palavras-chave:

FUNDEB. História e financiamento da educação. Política e educação

Resumo

Esta comunicação versa sobre o processo de constituição do Fundo de Manutenção eDesenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação(FUNDEB). Apresenta, primeiro, os movimentos legais, desde as propostas elaboradas noMinistério da Educação até as principais alterações na Câmara e no Senado Federal.Mostra, depois, a mobilização dos movimentos docentes e da sociedade organizada atravésda APEOESP, do CNTE, da UNDIME, do CONSED e de outros, vendo as diversasexigências das organizações e as consequentes flexibilizações e os rebaixamentos dasexigências iniciais em nome de um possível consenso pela educação. Atenta para o fato deo tema fazer parte da história recente da educação brasileira, sendo impossível prever, comcerteza, os rumos dessa política. A proposta busca, ainda, pensar algumas das expectativaspara a educação básica e, particularmente, para o ensino médio.

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Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor adjunto da Faculdade de Educação da UERN. Parte de projeto de pesquisa sobre o mundo do trabalho e formação secundária, financiado pelo CNPq e pela FUNCAP.

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Como Citar

SANTOS, J. M. C. T. Fundo da educação básica em perspectiva: história presente e mobilização. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 216–234, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639651. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639651. Acesso em: 3 dez. 2022.

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Artigos