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Dos indicios à constituição da pesquisa em história da educação no PPGE/UFPB
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Palavras-chave

História da Educação. Pesquisa. PPGE

Como Citar

MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; RODRIGUES, Melânia Mendonça. Dos indicios à constituição da pesquisa em história da educação no PPGE/UFPB. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37, p. 17–28, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37.8639662. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639662. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho vincula-se ao grupo de estudos e pesquisas História da Educação da Paraíba(HISTEDBR/GT-PB) e ao projeto de pesquisa Educação e educadoras na Paraíba doséculo XX: práticas, leituras e representações. O objetivo é apresentar um panorama inicialda pesquisa em História da Educação na Paraíba, mais especificamente, a produçãocientífico-acadêmica elaborada a partir do Programa de Pós-graduação em Educação(PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A abordagem metodológica centra-sena pesquisa bibliográfica, com apoio no paradigma indiciário, e tem como fonte principal olivro Pesquisa em Educação na Paraíba: 30 anos (1977-2007), conforme explícito nopróprio título, publicado por ocasião das comemorações dos 30 anos do PPGE. Verificousea tímida presença da temática voltada para a História da Educação, nos anos iniciais doPrograma, isso talvez se justifique pela ausência de uma linha de pesquisa específica àárea. Por outro lado, pode-se assinalar um interesse crescente pelo campo deconhecimento, embora pequeno, ainda. Todavia, vislumbra-se uma perspectiva deampliação, com a criação recente da linha de pesquisa História da Educação, a partir dareestruturação do Programa em 2007.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639662
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