Dos indicios à constituição da pesquisa em história da educação no PPGE/UFPB

Autores

  • Charliton José dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Lúcia da Silva Nunes Universidade Federal da Paraíba
  • Melânia Mendonça Rodrigues Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639662

Palavras-chave:

História da Educação. Pesquisa. PPGE

Resumo

Este trabalho vincula-se ao grupo de estudos e pesquisas História da Educação da Paraíba(HISTEDBR/GT-PB) e ao projeto de pesquisa Educação e educadoras na Paraíba doséculo XX: práticas, leituras e representações. O objetivo é apresentar um panorama inicialda pesquisa em História da Educação na Paraíba, mais especificamente, a produçãocientífico-acadêmica elaborada a partir do Programa de Pós-graduação em Educação(PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A abordagem metodológica centra-sena pesquisa bibliográfica, com apoio no paradigma indiciário, e tem como fonte principal olivro Pesquisa em Educação na Paraíba: 30 anos (1977-2007), conforme explícito nopróprio título, publicado por ocasião das comemorações dos 30 anos do PPGE. Verificousea tímida presença da temática voltada para a História da Educação, nos anos iniciais doPrograma, isso talvez se justifique pela ausência de uma linha de pesquisa específica àárea. Por outro lado, pode-se assinalar um interesse crescente pelo campo deconhecimento, embora pequeno, ainda. Todavia, vislumbra-se uma perspectiva deampliação, com a criação recente da linha de pesquisa História da Educação, a partir dareestruturação do Programa em 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado IV e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba.

Maria Lúcia da Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associado II e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Melânia Mendonça Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Professor associado da Universidade Federal de Campina Grande e integrante do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

DIAS, Adelaide Alves; PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira. Apresentacão. PPGE – UFPB: 30 anos de história. Pesquisa e compromisso com a educação destinada às camadas populares. In: RODRIGUES, Janine Marta Coelho et al.(Orgs.) Pesquisa em educação na Paraíba: 30 anos (1977-2007). João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007.

GINSBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MACHADO, Charliton José dos Santos. A problemática de gênero na produção do conhecimento histórico educacional: pesquisas do HISTEDBR-GT/PB. In. PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira; ANANIAS, Mauricéia (Orgs.). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009. p. 71-84.

Resolução CONSUNI, no 47/77. Disponível em: http://www.ufpb.br/sods/6389consuni.html Acesso em: 24/09/2009.

Resolução CONSEPE, no 81/97. Disponível em: http://www.ufpb.br/sods/97consepe.html Acesso em: 24/09/2009.

Resolução CONSEPE no 35/2002. Disponível em: http://www.ufpb.br/sods/02consepe.html Acesso em: 24/09/2009.

Resolução CONSEPE no 52/2007. Disponível em: http://www.ufpb.br/sods/07consepe.html Acesso em: 24/09/2009.

RODRIGUES, Janine Marta Coelho et al. (Orgs). Pesquisa em Educação na Paraíba: 30 anos (1977-2007). Compromissos com a educação dos setores esquecidos da sociedade. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2007.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. História, memória e história da educação.STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol III: Século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 417-429.

Downloads

Como Citar

MACHADO, C. J. dos S.; NUNES, M. L. da S.; RODRIGUES, M. M. Dos indicios à constituição da pesquisa em história da educação no PPGE/UFPB. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37, p. 17–28, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37.8639662. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639662. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)