v. 10 n. 37: mar. 2010
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre o Periódico
Submissões
Pareceristas
Regimento
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Políticas
Direitos Autorais
Acesso Aberto
Arquivamento
Plágio e Similaridade
Retratação
Revisão por pares
Ética
Privacidade
Taxas de Publicação
Notícias
Artigos +Lidos
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
v. 10 n. 37
Publicado em setembro 1, 2012
mar. 2010
Editorial
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Charliton José Machado, Cláudia Engler Cury, Maria Lúcia Nunes Silva, Mauricéia Ananias
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639660
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639660
Artigos
Jorge Ernesto Quintero Félix, Víctor Antonio Corrales Burgueño, Gloria Aréchiga Sánchez, Marcela Rebeca Contreras Loera
3-16
Percepción del cambio intitucional en la universidad pública
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639661
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639661
Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes, Melânia Mendonça Rodrigues
17-28
Dos indicios à constituição da pesquisa em história da educação no PPGE/UFPB
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639662
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639662
Serlei Maria Fischer Ranzi, Nádia Gaiofatto Gonçalves
29-44
As fontes da escola e a pesquisa em história da educação: contribuições do acervo do Colégio Estadual do Paraná para o campo das disciplinas escolares
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639663
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639663
Leandro Turmena, Maria José Subtil, Adair Ângelo Dalarosa
45-58
Ensino superior e política educacional: a expansão do ensino superior no sudoeste do estado do Paraná na década de 1990
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639664
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639664
João dos Reis Silva Júnior, Fabíola Bouth Grello Kato
59-71
Mundialização do capital, reforma do estado, pós-graduação e pesquisa no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639665
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639665
Vilma Aparecida de Souza
72-82
Gestão democrática na rede municipal de ensino de Uberlândia (2001-2004): limites e possibilidades da democracia na escola pública
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639666
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639666
Geenes Alves da Silva
83-108
A União dos Estudantes Patenses (UEP): ações e reações em Patos de Minas entre os anos de 1958 e 1971
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639667
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639667
José Carlos Rothen
109-122
A universidade de elite ou para todos?
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639668
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639668
Magda de Abreu Vicente, Giana Lange do Amaral
123-133
Medidas higienistas adotadas no Patronato Agrícola Visconde da Graça (1923-34) - Pelotas/RS
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639669
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639669
Crislane Barbosa de Azevedo
134-150
Rodrigues Dória, Carlos Silveira e a reforma de implantação dos grupos escolares em Sergipe
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639670
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639670
Giana Lange do Amaral
151-168
Colégio Gonzaga: pioneiro e difusor do ensino católico na cidade de Pelotas
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639671
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639671
Irma Rizzini
169-182
Um colégio para os índios de Urubá: o projeto do cônsul de Portugal para a província de Pernambuco
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639672
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639672
Jean Carlo de Carvalho Costa, Amanda Galvíncio, Maíra Lewtchuk Espindola
183-204
Intelectuais, história e pensamento brasileiro: escravidão, trabalho e educação no “América Latina – males de origem” de Manoel Bomfim
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639673
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639673
Maria do Socorro Nóbrega Queiroga
205-219
O discurso do fracasso escolar na pedagogia crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639674
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639674
Josefa Eliana Souza
220-237
A instrução pública brasileira nos panfletos de Tavares Bastos (1861-1873)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639675
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639675
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Cláudia Engler Cury, Mauricéia Ananias
238-252
As primeiras letras e a instrução secundária na província da Parahyba do norte: ordenamentos e a construção da nação. 1836-1884
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639676
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639676
Fabiana Sena
253-265
A conversação como modo de distinção no império: tesouro de meninos e código de bom-tom nas escolas brasileiras
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639677
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639677
Documento
Nicholas Davies
266-288
A educação nas constituições federais e em suas emendas de 1824 a 2010
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639678
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639678
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
289-291
Mappa dos alumnos que frequentão a aula de Instrucção primaria do Collegio d’educandos e artifices desta Provincia com declaração do estado em que forão admittidos e de adiantamento em que actualmente se achão
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639679
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639679
Resenha
Surya Aaronovich Pombo de Barros
292-296
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. Sao Paulo: Cortez, 2008.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639680
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639680
Resumo
Renata de Oliveira Françoso Ferreira
296-296
O Educandário Getúlio Vargas: a trajetória de uma instituição educacional filantrópica em Campo Grande/MS (1943-1992)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639681
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639681
Cristiano de Jesus Ferronato
297-297
Construindo uma nova ordem: o debate educacional na assembléia de 1823
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639682
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639682
Expediente
Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639683
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639683
×
Usuário
*
Obrigatório
Senha
*
Obrigatório
Esqueceu a senha?
Mantenha-me conectado
Acesso
Não possui registro?
Registrar-se aqui