Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 37: mar. 2010
v. 10 n. 37: mar. 2010
Publicado:
2012-09-01
Editorial
Editorial
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Charliton José Machado, Cláudia Engler Cury, Maria Lúcia Nunes Silva, Mauricéia Ananias
1-2
PDF
Artigos
Percepción del cambio intitucional en la universidad pública
Jorge Ernesto Quintero Félix, Víctor Antonio Corrales Burgueño, Gloria Aréchiga Sánchez, Marcela Rebeca Contreras Loera
3-16
PDF
Dos indicios à constituição da pesquisa em história da educação no PPGE/UFPB
Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes, Melânia Mendonça Rodrigues
17-28
PDF
As fontes da escola e a pesquisa em história da educação: contribuições do acervo do Colégio Estadual do Paraná para o campo das disciplinas escolares
Serlei Maria Fischer Ranzi, Nádia Gaiofatto Gonçalves
29-44
PDF
Ensino superior e política educacional: a expansão do ensino superior no sudoeste do estado do Paraná na década de 1990
Leandro Turmena, Maria José Subtil, Adair Ângelo Dalarosa
45-58
PDF
Mundialização do capital, reforma do estado, pós-graduação e pesquisa no Brasil
João dos Reis Silva Júnior, Fabíola Bouth Grello Kato
59-71
PDF
Gestão democrática na rede municipal de ensino de Uberlândia (2001-2004): limites e possibilidades da democracia na escola pública
Vilma Aparecida de Souza
72-82
PDF
A União dos Estudantes Patenses (UEP): ações e reações em Patos de Minas entre os anos de 1958 e 1971
Geenes Alves da Silva
83-108
PDF
A universidade de elite ou para todos?
José Carlos Rothen
109-122
PDF
Medidas higienistas adotadas no Patronato Agrícola Visconde da Graça (1923-34) - Pelotas/RS
Magda de Abreu Vicente, Giana Lange do Amaral
123-133
PDF
Rodrigues Dória, Carlos Silveira e a reforma de implantação dos grupos escolares em Sergipe
Crislane Barbosa de Azevedo
134-150
PDF
Colégio Gonzaga: pioneiro e difusor do ensino católico na cidade de Pelotas
Giana Lange do Amaral
151-168
PDF
Um colégio para os índios de Urubá: o projeto do cônsul de Portugal para a província de Pernambuco
Irma Rizzini
169-182
PDF
Intelectuais, história e pensamento brasileiro: escravidão, trabalho e educação no “América Latina – males de origem” de Manoel Bomfim
Jean Carlo de Carvalho Costa, Amanda Galvíncio, Maíra Lewtchuk Espindola
183-204
PDF
O discurso do fracasso escolar na pedagogia crítica
Maria do Socorro Nóbrega Queiroga
205-219
PDF
A instrução pública brasileira nos panfletos de Tavares Bastos (1861-1873)
Josefa Eliana Souza
220-237
PDF
As primeiras letras e a instrução secundária na província da Parahyba do norte: ordenamentos e a construção da nação. 1836-1884
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Cláudia Engler Cury, Mauricéia Ananias
238-252
PDF
A conversação como modo de distinção no império: tesouro de meninos e código de bom-tom nas escolas brasileiras
Fabiana Sena
253-265
PDF
Documento
A educação nas constituições federais e em suas emendas de 1824 a 2010
Nicholas Davies
266-288
PDF
Mappa dos alumnos que frequentão a aula de Instrucção primaria do Collegio d’educandos e artifices desta Provincia com declaração do estado em que forão admittidos e de adiantamento em que actualmente se achão
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
289-291
PDF
Resenha
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. Sao Paulo: Cortez, 2008.
Surya Aaronovich Pombo de Barros
292-296
PDF
Resumo
O Educandário Getúlio Vargas: a trajetória de uma instituição educacional filantrópica em Campo Grande/MS (1943-1992)
Renata de Oliveira Françoso Ferreira
296-296
PDF
Construindo uma nova ordem: o debate educacional na assembléia de 1823
Cristiano de Jesus Ferronato
297-297
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
10710
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5090
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2480
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2232
Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil
2011
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários