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Gestão democrática na rede municipal de ensino de Uberlândia (2001-2004): limites e possibilidades da democracia na escola pública
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Palavras-chave

Democracia. Gestão Democrática da Educação. Política Educacional

Como Citar

SOUZA, V. A. de. Gestão democrática na rede municipal de ensino de Uberlândia (2001-2004): limites e possibilidades da democracia na escola pública. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37, p. 72–82, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37.8639666. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639666. Acesso em: 27 set. 2023.

Resumo

O presente trabalho é baseado na dissertação de mestrado que teve como objeto deinvestigação a experiência de implementação da gestão democrática que ocorreu na redemunicipal de Uberlândia – MG por meio da implementação de diretrizes do ProgramaEscola Cidadã. Teve como objetivo refletir sobre as políticas educacionais implementadaspara a consolidação da gestão democrática do ensino público e suas implicações noprocesso de democratização da educação. Pode-se verificar que o Programa Escola Cidadãda SME de Uberlândia-MG não foi capaz de efetivar de forma plena a gestão democrática,pois não conseguiu romper com as estruturas centralizadoras que perpassam a estrutura daescola, esta marcada por uma tradição autoritária presente no sistema público de ensinobrasileiro, inserido numa sociedade patrimonialista e clientelista.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639666
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