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As fontes da escola e a pesquisa em história da educação: contribuições do acervo do Colégio Estadual do Paraná para o campo das disciplinas escolares
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Palavras-chave

História das disciplinas escolares. Arquivo histórico escolar. Colégio Estadual do Paraná

Como Citar

RANZI, Serlei Maria Fischer; GONÇALVES, Nádia Gaiofatto. As fontes da escola e a pesquisa em história da educação: contribuições do acervo do Colégio Estadual do Paraná para o campo das disciplinas escolares. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37, p. 29–44, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37.8639663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639663. Acesso em: 29 jun. 2024.

Resumo

Neste trabalho são discutidas duas questões centrais: o processo de organização etransformação do Arquivo do CEP em um lugar de guarda e preservação de fontesrelevantes para pesquisas em História da Educação; e a análise de três pesquisas realizadas,a partir de fontes identificadas nessa instituição escolar, no campo das disciplinasescolares: Educação Física, Canto Orfeônico e História. O caminho percorrido pelosautores aqui analisados – Chaves Jr. (2004), Lemos Jr. (2005) e Kawka Martins (2006) –foi de seguir a orientação de Nóvoa (1996) sobre um olhar mais atento à internalidade dotrabalho escolar. Eles examinaram a instituição como um lugar privilegiado na produçãodas disciplinas escolares e identificaram nela aspectos comuns na compreensão eimplantação de políticas públicas de educação, e algumas singularidades em função desoluções e/ou problemas específicos no local.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639663
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Referências

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