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Um colégio para os índios de Urubá: o projeto do cônsul de Portugal para a província de Pernambuco
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Palavras-chave

Aldeamentos indígenas. Colégios indígenas. Ensino profissional. Domingos Maria Gonçalves. Província de Pernambuco

Como Citar

RIZZINI, Irma. Um colégio para os índios de Urubá: o projeto do cônsul de Portugal para a província de Pernambuco. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37, p. 169–182, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37.8639672. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639672. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O artigo tem por objetivo a análise das concepções e propostas do cônsul de Portugal noRecife, Domingos Maria Gonçalves, a respeito da educação dos índios aldeados pelogoverno da Província de Pernambuco. Ao assumir o consulado do Recife, Gonçalvesvisitou a Aldeia de Urubá (Cimbres) e elaborou um projeto de educação agrícola eartesanal dirigido às crianças e aos índios adultos do aldeamento. O artigo se debruça sobrea obra do autor, Collegio dos Indios de Urubá de Agricultura, e Artes Industriaes,publicada em 1874, e analisa as disputas em torno das aldeias e a recepção ao projeto docônsul, amparando-se nesta fonte, nos relatórios da presidência da província e nahistoriografia. A despeito dos esforços para erguer o colégio indígena, Gonçalvesencontrou forte oposição de instâncias do governo imperial e provincial. Pela própriasituação dos índios na região - aldeados ou misturados à população - a educação dos índiosnão era vista como uma questão que merecesse tratamento diferenciado. Os aldeamentosdo nordeste brasileiro foram alvo de política sistemática de extinção ao final do Império,com efeitos drásticos sobre a identidade étnica dos povos remanescentes, gerando, todavia,lutas de resistência dos grupos por sua sobrevivência material e cultural.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639672
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