Representações sobre a relação entre educação e modernização em Guarapuava-PR entre 1930 e 1960

Autores

  • Mari Lucia do Amaral Unicentro, Guarapuava-PR
  • Carlos Herold Junior Unicentro, Guarapuava-PR

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639688

Palavras-chave:

Educação. Modernização. Guarapuava. História da educação

Resumo

O objetivo do texto é analisar de que forma se relacionaram diferentes representaçõessobre a relação entre modernização sócio-econômica e educação na cidade de Guarapuavano período de 1930 a 1960. Utilizando-se de jornais publicados na cidade durante operíodo, o texto se encontra dividido em duas partes: na primeira parte trata-se, conceituale historicamente, da modernização no contexto mais amplo do capitalismo internacional enacional. Na segunda, são estudados como os impetos modernizantes eram vistos erelacionados à educação em Guarapuava entre 1930 e 1960. Como conclusão, observa-seque apesar dos problemas estruturais da educação guarapuavana, as diferentesrepresentações em torno da modernização da cidade atribuem à educação grande valor,colocando-a ora como um indício de um determinado progresso concebido como existente,ora vendo-a como parâmetro a ser acompanhado por setores da vida econômica e social domunicípio.

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Biografia do Autor

Mari Lucia do Amaral, Unicentro, Guarapuava-PR

Graduada em Pedagogia Unicentro, Guarapuava-PR

Carlos Herold Junior, Unicentro, Guarapuava-PR

Professor Adjunto do Departamento de Pedagogia do Unicentro, Guarapuava-PR

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Como Citar

AMARAL, M. L. do; HEROLD JUNIOR, C. Representações sobre a relação entre educação e modernização em Guarapuava-PR entre 1930 e 1960. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38, p. 36–48, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38.8639688. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639688. Acesso em: 6 dez. 2022.

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