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As interfaces históricas entre psicologia e educação
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Palavras-chave

História da Psicologia. Psicologia e Educação. Psicologia Educacional

Como Citar

PAINI, Leonor Dias; ROSIN, Sheila Maria; CAMBAÚVA, Lenita Gama. As interfaces históricas entre psicologia e educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38, p. 60–79, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38.8639690. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639690. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa apresenta o estudo do desenvolvimento do histórico da Psicologia eEducação, a fim de compreender a sua identidade e ressaltar as diferentes temáticas eenfoques que constitui esse campo de conhecimento. O procedimento teóricometodológicoprivilegia a compreensão da relação entre Psicologia e Educação, a qual nãopode prescindir de uma contextualização dos aspectos históricos, políticos, econômicos esociais. Os resultados deste estudo mostram que, em diferentes momentos históricos,concebe-se a condição humana, o sentir e o agir de uma maneira diferenciada. Com oacelerado desenvolvimento tecnológico, redimensionam-se as relações sociais deprodução. E, mais uma vez, a Psicologia e a Educação vêm sendo chamadas a entender astramas nas relações sociais vigentes na humanidade. Como reflexo desse quadrosituacional, o campo disciplinar da Psicologia Educacional passa por uma crise deidentidade, pois ora pertence à educação, ora à psicologia. Somado a isso, incorporam-se eavolumam-se inúmeras temáticas. Todavia, duas linhas caracterizam o seu percursohistórico: o desenvolvimento do psiquismo humano e os problemas de aprendizagem. Aliteratura consultada constata a relevância da Psicologia Educacional pela sua contribuiçãopara embasar e subsidiar a prática pedagógica/escolar.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639690
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