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História e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas: uma reflexão necessária
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Palavras-chave

Educação Escolar. Diversidade cultural. Exclusão. Inclusão

Como Citar

COLARES, Anselmo Alencar; GOMES, Marco Antonio de Oliveira; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. História e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas: uma reflexão necessária. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38, p. 197–213, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38.8639699. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639699. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Diante da vigência da Lei 11.645/08 que prevê a obrigatoriedade da temática “História eCultura Afro-Brasileira e Indígena” nas escolas, acreditamos que se faz necessário areflexão permanente sobre seus propósitos, alcances e limites, especialmente levando-seem conta a forma como as temáticas abrangidas pela Lei são contempladas nos currículosdos cursos que formam os professores incumbidos de aplicá-la. Dessa forma, aoescrevermos este artigo objetivamos analisar historicamente o sentido da inclusão dessatemática nas salas de aula, em uma sociedade na qual os segmentos economicamentedominantes naturalizam as diferenças entre as classes sociais. Sendo a educação escolarum reflexo, em última instância, das correlações de forças existentes em uma dadasociedade, ela própria reflete os valores dominantes, bem como as suas contradições. Daíporque, pode servir tanto para a legitimidade das diferenças quanto para odesenvolvimento de propostas com vistas a superação dos mecanismos opressores quegeram as desigualdades.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639699
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