Tecendo memórias educacionais no sertão paraíbano: Carmelita Gonçalves e suas contribuições à educação em Cajazeiras/PB

Autores

  • Débia Suênia da Silva Sousa UFCG

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639700

Palavras-chave:

Educação cajazeirense. Carmelita Gonçalves. Representações. Memórias

Resumo

O presente artigo tem como objetivo enfocar a contribuição da professora CarmelitaGonçalves no processo educacional e cultural da cidade de Cajazeiras. A escolha pelareferida educadora encontra justificativa na sua dedicação ao ensino, a contar desde o finaldos anos 40 do século passado até os dias atuais, bem como da inevitável importância dedivulgar sua história e suas contribuições nos processos educacionais junto ao ColégioNossa Senhora do Carmo, conhecido como Colégio de Carmelita. Pretender desvelar à suahistória corresponde também conhecer as suas representações religiosas, educacionais eculturais na interface de suas práticas educativas. A pesquisa busca apoio metodológiconas contribuições evidenciadas pela Nova História Cultural, que alargam o conceito defonte, possibilitando o desvelamento de objetos e sujeitos no processo histórico cultural,até então inusitados. A princípio, utilizam-se fontes escritas impressas, do Patria Jornal,dentre outras revistas locais, e fontes orais, através de entrevistas. Por se tratar de umapesquisa em andamento, ainda não há verificação de resultados, porém, existe apossibilidade de revelar a memória dos processos educacionais, na figura da educadoraCarmelita Gonçalves, bem como as práticas culturais e sociais ofuscadas pelo tempo, ahistória da configuração social em destaque: Cajazeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débia Suênia da Silva Sousa, UFCG

Professora do Centro de Formação de Professores - Campus de Cajazeiras/UFCG. Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

ALBUQUERQUE, José Antonio de. Carmelita Gonçalves: a saga de uma Paixão. In: Gazeta do Alto Piranhas. Ano II, n. 95, Cajazeiras, 15 a 21 de outubro de 2000.

MOURA, Cristina, Carmelita Gonçalves. In: Gazeta do Alto Piranhas. Ano IX, n. 454, Cajazeiras, 22 de agosto de 2007.

MOURA, Cristina, Carmelita Gonçalves. Tia Carmelita de verdade. In: Oba. Ano 2, n. 14, Cajazeiras, 2003.

PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; ANANIAS, Mauricéia. Histórias, memórias e políticas educacionais: relações possíveis na contemporaneidade. In: PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; ANANIAS (Orgs). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.

REVISTA PATRIAJORNAL, Edição histórica alusiva aos 80 anos. Cajazeiras: Gráfica Real, 22 de agosto de 2003.

Fontes Orais

Dulcílio Elias Ramos. Amigo de Carmelita Gonçalves. Entrevista concedida em 07/09/09.

Ana Célia Assis Cartaxo. Ex-aluna de Carmelita Gonçalves. Entrevista concedida em 12/09/09.

Josiane Dantas Martins de Lucena. Ex-aluna de Carmelita Gonçalves. Entrevista concedida em 30/08/2009

Downloads

Como Citar

SOUSA, D. S. da S. Tecendo memórias educacionais no sertão paraíbano: Carmelita Gonçalves e suas contribuições à educação em Cajazeiras/PB. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38, p. 214–224, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38.8639700. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639700. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos