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O manual didático de sociologia e sociologia educacional: instrumento de formação do professor (1923-1946)
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Palavras-chave

Manual didático. Sociologia e Sociologia da Educação. Formação do professor

Como Citar

CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. O manual didático de sociologia e sociologia educacional: instrumento de formação do professor (1923-1946). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 86–96, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37e.8639782. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639782. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O artigo resulta da pesquisa sobre os manuais didáticos de Sociologia e SociologiaEducacional da “Escola de Professores de Curitiba”, no período de 1923-1946. A formaçãodo magistério para o ensino primário cumpriu itinerário histórico importante nodesenvolvimento da escola brasileira. Nessa perspectiva, o trabalho toma como objeto deestudo o manual didático como instrumento privilegiado da formação do professorprimário, ministrada na Escola Normal. Fundado no pressuposto de que sua qualificaçãopode ser compreendida a partir do emprego do manual didático, que direciona a formaçãodo professor nos moldes da objetivação do trabalho peculiar à sociedade capitalista, foramexaminados manuais didáticos das disciplinas de Sociologia e Sociologia Educacional, doperíodo em estudo, que fazem parte do acervo da biblioteca do atual Instituto de Educaçãodo Paraná Erasmo Pilotto. A escolha das disciplinas se justifica em razão de que os estudose o ensino da Sociologia no Brasil determinaram um currículo científico para o magistério,segundo o evolucionismo social. A eleição da “Escola de Professores de Curitiba” se deveao fato de que a mesma consolidou o Ensino Normal no Paraná e foi modelo para asdemais, no Estado.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639782
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