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Pedagogia montessoriana: ensaio de individualização do ensino
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Palavras-chave

Pedagogia Montessoriana. Organização do Trabalho Didático. Individualização do Ensino

Como Citar

LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. Pedagogia montessoriana: ensaio de individualização do ensino. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 164–173, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37e.8639787. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639787. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo a análise da pedagogia montessoriana a partir dacategoria organização do trabalho didático. Pretende-se caracterizar essa propostapedagógica, indicar seu alcance e seus limites no esforço por superar o ensino simultâneo.Alves (2005) considera que a educação contemporânea se mantém atrelada ao ensinosimultâneo, proposto por Comenius no século XVII, quando tratou de equiparar o trabalhodocente ao trabalho realizado nas manufaturas. A proposta montessoriana emergiu noinício do século XX, no bojo da expansão da escola burguesa; e nesse contexto educadoresreformistas trataram de propor formas alternativas de organização didática que melhorcorrespondessem aos valores da sociedade em transformação. A pedagogia montessorianaconseguiu avançar na proposição de uma educação individualizada para o pré-escolar, combase na aplicação prática de princípios e conhecimentos advindos dos avanços das ciênciasque dão suporte à educação, particularmente nos da psicologia. Contudo, não segeneralizou, além do que, não teve força para fecundar a organização do trabalho didáticonos níveis posteriores de ensino, em que o modo simultâneo permanece vigoroso.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639787
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Referências

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