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A organização do trabalho didático na disciplina história no Ginásio Frei Rogério (1943-1961)
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Palavras-chave

Organização do Trabalho Didático. História. Ginásio Frei Rogério

Como Citar

MITTERER, Isabela Toscan; HOFF, Sandino. A organização do trabalho didático na disciplina história no Ginásio Frei Rogério (1943-1961). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 194–214, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37e.8639789. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639789. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O objeto desta pesquisa foi a organização do trabalho didático na disciplina História noGinásio Frei Rogério, no período de 1943 a 1961. Os componentes investigativosfundaram-se na categoria de Organização do Trabalho Didático envolvendo três aspectos:a relação educativa, a mediação dos recursos didáticos e o espaço físico. Verificar como seorganizou historicamente o trabalho didático na disciplina História no Ginásio FreiRogério foi o objetivo estabelecido. Alcançá-lo implicou pesquisa bibliográfica edocumental. Partimos do pressuposto de que há uma conexão íntima entre o trabalhodidático e a forma de ser de uma instituição escolar. A análise ao permitir o entendimentodas práticas escolares, que seguia as instruções impostas pelo Ministério da Educação,permitiu-nos entender a organização do trabalho didático no âmbito do Frei Rogério. AHistória, cuja função é formar cidadãos conformados à ordem dominante, também no FreiRogério foi organizada de forma a cumprir essa função. O aspecto singular é dado pelavertente religiosa: formar o cidadão não apenas “virtuoso”, mas também “bom cristão”.Igreja e Estado caminhavam juntos defendendo os mesmos interesses.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639789
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