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Os princípios fundamentais de Ratke e de comênio para a universalização do ensino escolar
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Palavras-chave

Universalização do Ensino. Princípios educativos. Método didático

Como Citar

NEVES, Sandra Garcia; GASPARIN, João Luiz. Os princípios fundamentais de Ratke e de comênio para a universalização do ensino escolar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 215–226, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37e.8639790. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639790. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Há muito tempo educadores buscam entender antigas práticas educativas para identificar asexigências e necessidades do trabalho docente nos diferentes contextos. Objetiva-se, nesteestudo, conforme abordagem da metodologia histórico-descritiva, apresentar os aforismose alguns estudos de Wolfgang Ratke e de João Amós Comênio, bem como, assimilaridades entre os estudos de um e outro autor, com o intuito de comprovar a influênciade Ratke sobre Comenius. O estudo destes clássicos, na área da educação, possibilita umapercepção clarificada de como o método de ensino, naquele período, foi norteado pelopensamento religioso, econômico, cultural e político, e que práticas educativas taisinfluências impuseram. Para tal percepção, fez-se necessária uma breve caracterização dosautores e seus tratados educativos conforme estudos de João Luiz Gasparin e SandinoHoff. A idéia central deste texto é demonstrar como Comênio, na Didática Magna,manifesta muitas proposições encontradas nos princípios fundamentais do ensino de Ratkeque pretendeu, com sua Arte de Ensinar, o ensino universal. Comênio sistematizou talproposta.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639790
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Referências

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