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O ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual
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Palavras-chave

História da Educação. Disciplina Escolar. Formação de Professores

Como Citar

BORGES, Bruno Gonçalves; GATTI JÚNIOR, Décio. O ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 24–48, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i40.8639804. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639804. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Trata-se da comunicação de resultados de pesquisa sobre a situação atual do ensino de História da Educação no Brasil, subsidiado pelo exame do percurso histórico da disciplina, a partir de bibliografia produzida desde meados da década de 1980, bem como pela consulta a 124 programas de ensino colhidos junto a 55 instituições de educação superior no país, no período compreendido entre 2000 e 2008. Pesquisa realizada no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação (GEPEDHE), ocupando-se, em um primeiro momento, das questões de identidade e perfil programático assumidos/construídos pela disciplina, analisando, assim, a origem; a denominação; os objetivos do ensino; o perfil docente; a bibliografia e a seleção de conteúdos; para então, apresentar a discussão sobre a presença e as formas de organização da disciplina, em que foram analisados o regime de oferecimento; a carga horária definida para a disciplina; as ementas dos programas e as formas de oferta. Por fim, passa-se para a análise da situação do ensino de História da Educação quanto a sua consolidação, ecundarização, estabilização e subsistência nos currículos dos cursos de formação de professores.

https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639804
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