O ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual

Autores

  • Bruno Gonçalves Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Décio Gatti Júnior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639804

Palavras-chave:

História da Educação. Disciplina Escolar. Formação de Professores

Resumo

Trata-se da comunicação de resultados de pesquisa sobre a situação atual do ensino de História da Educação no Brasil, subsidiado pelo exame do percurso histórico da disciplina, a partir de bibliografia produzida desde meados da década de 1980, bem como pela consulta a 124 programas de ensino colhidos junto a 55 instituições de educação superior no país, no período compreendido entre 2000 e 2008. Pesquisa realizada no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação (GEPEDHE), ocupando-se, em um primeiro momento, das questões de identidade e perfil programático assumidos/construídos pela disciplina, analisando, assim, a origem; a denominação; os objetivos do ensino; o perfil docente; a bibliografia e a seleção de conteúdos; para então, apresentar a discussão sobre a presença e as formas de organização da disciplina, em que foram analisados o regime de oferecimento; a carga horária definida para a disciplina; as ementas dos programas e as formas de oferta. Por fim, passa-se para a análise da situação do ensino de História da Educação quanto a sua consolidação, ecundarização, estabilização e subsistência nos currículos dos cursos de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gonçalves Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Pedagogia e mestrando em Educação na Universidade Federal de Uberlândia.

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação – História e Filosofia da Educação – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Associado III da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

BASTOS, Maria Helena Câmara (2006). Uma biografia dos manuais de História da Educação adotados no Brasil (1860-1950). VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Anais. Uberlândia/MG, p. 334-49.

BASTOS, Maria Helena Câmara (2007). Pedagogia e Manuais: leituras cruzadas. Os Manuais de História da Educação Adotados no Brasil (1870-1950). Impresso. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Ro Grande do Sul. 24p.

CARVALHO, Marta Maria Chagas (2005). Considerações sobre o Ensino da História da Educação no Brasil. In. GATTI JR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (Orgs.). História da Educação em Perspectiva. ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU. p. 33-46.

ESCOLANO BENITO, Augustín (1994). La investigación historico-educativa y la formación de profesores. Revista de Ciencias de la Educación. n. 157. p. 55-69.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; RODRIGUES, José Roberto Gomes. (2003) A história da educação programada. Uma aproximação da História da Educação ensinada nos cursos de Pedagogia em Belo Horizonte. Revista Brasileira de História da Educação. n. 6. jul./dez. p. 159-175.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque (2005) Reflexões sobre o Ensino e a Pesquisa da História da Educação Brasileira. In: GATTI JR., Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.). História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações Campinas/SP:Autores Associados, Uberlândia/MG:Editora da Universidade Federal de Uberlândia. p. 47-67.

GATTI JR, Décio (2004). A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru/SP: Edusc, Uberlândia/MG, Edufu.

GATTI JR, Décio (2007). Percurso histórico e desafios da disciplina História da Educação no Brasil. In. GATTI JR., Décio; PINTASSILGO, Joaquim (Org.) Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Uberlândia: EDUFU. p. 99-139.

GATTI JR, Décio (2009). Investigar o Ensino de História da Educação no Brasil: categorias de análise, bibliografia, manuais didáticos e programas de ensino (Séculos XIX e XX) In. GATTI, JR. Décio; MONARCHA, Carlos; BASTOS, Maria Helena Camara. O Ensino de História da Educação em Perspectiva Internacional. Uberlândia: EDUFU, p. 95-130.

GATTI JR, Décio (2010) Aspectos teórico-metodológicos e da historiografia brasileira na temática da história das disciplinas escolares (1990-2008). Tempos e Espaços em Educação. v.1, n.1, p. 9-30.

MAGALHÃES, Justino (1998). Fazer e Ensinar História da Educação. In. Fazer e Ensinar História da Educação. Braga, Portugal, LUSOGRAFE. Universidade do Minho, p. 9-33.

MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos (2003). Entrevista. Ícone Educação. v. 9. n. 1 e 2. p. 7-12.

MOGARRO, Maria João (2007). A História da Educação nos Currículos de Formação de Professores: consolidar a História da Educação, pela construção de identidades. In. PINTASSILGO, J.; ALVES, L. A; CORREIA, L. G. e FELGUEIRAS, M (Orgs.) A História da Educação em Portugal: balanços e perspectivas. Porto: Asa. p. 203-228.

NÓVOA, António (1994). História da Educação. Relatório da disciplina História da Educação, apresentado no âmbito das provas para obtenção da agregação. [Impresso] Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

NÓVOA, António (1996). História da educação: percursos de uma disciplina. Análise Psicológica. Lisboa, Portugal, 417-434.

NÓVOA, António (1999). Apresentação. In: CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. p. 11-5.

NUNES, Clarice (1996). Ensino e historiografia da educação. Problematização de uma hipótese. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr N o 1 p.

NUNES, Clarice (2002). Entrevista. Ícone Educação. v. 8, n. 1 e 2. p. 5-14.

NUNES, Clarice (2003). O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula. Revista Brasileira de História da Educação. n. 6. jul./dez. p. 115-57.

SANTOS, Maria Teresa (2007a). Perfil da História da Educação: conflitos entre o empobrecimento efectivo e o potencial objectivo. In. PINTASSILGO, Joaquim; ALVES, L.A; CORREIA, L.G. e FELGUEIRAS, M (Orgs.) A História da Educação em Portugal: balanços e perspectivas. Porto: Asa. p. 229-256.

SANTOS, Maria Teresa (2007b). Percurso e Situação do Ensino de História da Educação em Portugal. In: GATTI JÚNIOR, D; PINTASSILGO, J. (Orgs.) Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Uberlândia: EDUFU. p. 75-97.

SAVIANI, Dermeval (2001). História da Educação e Política Educacional. Revista HISTEDBR On-line. n. 3. Disponível em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art2_3.html (Acessado em 01/11/2010).

SAVIANI, Dermeval (2005). Reflexões sobre o Ensino e a Pesquisa em História da Educação. In: GATTI JR., Décio e INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.) História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações Campinas/SP:Autores Associados, Uberlândia/MG:Editora da Universidade Federal de Uberlândia. p. 7-31.

SAVIANI, Dermeval (2008). História da História da Educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. EccoS – Revista Científica, v.10, Especial, p. 147-67.

SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei (1999). Sobre a Pesquisa e o Ensino de História da Educação Brasileira. Boletim “História, Sociedade e Educação”. Ano I, n. 2. Disponível em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/boletim12.doc (Acessado em 01/11/2010).

SILVA, Tomaz Tadeu da (1999). Documento de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica.

WARDE, Mirian Jorge. (1998). Questões Teóricas e de Método: a História da Educação nos Marcos de uma História das Disciplinas. In. SAVIANI, D; LOMBARDI, J.C;

SANFELICE, J. L. (Orgs.) História e História da Educação: o debate teórico metodológico atual. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR. p. 88-99.

WARDE, Mirian Jorge e CARVALHO, Marta Maria Chagas de (2000). Política e Cultura na Produção da História da Educação no Brasil. Contemporaneidade e Educação. v. 5, n. 7. p. 9-33.

Downloads

Como Citar

BORGES, B. G.; GATTI JÚNIOR, D. O ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 24–48, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i40.8639804. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639804. Acesso em: 28 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos