Banner Portal
História da educação, fontes e a imprensa
PDF

Palavras-chave

Educação. Pesquisa. Revista A Escola

Como Citar

ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. História da educação, fontes e a imprensa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 60–71, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i40.8639806. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639806. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

Muito se tem escrito sobre a educação e seu movimento mais amplo, suas leis e determinações, entretanto, como esta era compreendida e vivenciada nos mais diferentes espaços, não se esgota. Na história da educação, o uso da imprensa como fonte e objeto de pesquisa vem consolidando-se de maneira crescente. A relevância de pesquisas tendo jornais e revistas como fonte, relaciona-se com sua especificidade como veículo de circulação de ideias que representavam e ainda podem representar um determinado interesse, sendo este dependente do meio de vida dos homens. O presente artigo tem por objetivo apresentar as primeiras incursões do Projeto de Pesquisa Especial que está sendo realizado sob o título HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ: O EXPRESSO NOS IMPRESSOS, o qual tem por objetivo buscar apreender os reflexos do movimento e dos debates ideológicos dentro do campo educacional no Paraná, pelo viés dos impressos. Para esse texto, especificamente, estaremos priorizando discussões à frente das pesquisas em história da educação, os impressos como fontes de pesquisa e o expresso em uma revista denominada A Escola (1906-1910), editada na capital do Paraná, Curitiba. Pretende-se com esse trabalho apresentar as primeiras reflexões a respeito do tema, sendo o ponto de partida para as análises futuras mais elaboradas.

https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639806
PDF

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.