Resumo
Muito se tem escrito sobre a educação e seu movimento mais amplo, suas leis e determinações, entretanto, como esta era compreendida e vivenciada nos mais diferentes espaços, não se esgota. Na história da educação, o uso da imprensa como fonte e objeto de pesquisa vem consolidando-se de maneira crescente. A relevância de pesquisas tendo jornais e revistas como fonte, relaciona-se com sua especificidade como veículo de circulação de ideias que representavam e ainda podem representar um determinado interesse, sendo este dependente do meio de vida dos homens. O presente artigo tem por objetivo apresentar as primeiras incursões do Projeto de Pesquisa Especial que está sendo realizado sob o título HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ: O EXPRESSO NOS IMPRESSOS, o qual tem por objetivo buscar apreender os reflexos do movimento e dos debates ideológicos dentro do campo educacional no Paraná, pelo viés dos impressos. Para esse texto, especificamente, estaremos priorizando discussões à frente das pesquisas em história da educação, os impressos como fontes de pesquisa e o expresso em uma revista denominada A Escola (1906-1910), editada na capital do Paraná, Curitiba. Pretende-se com esse trabalho apresentar as primeiras reflexões a respeito do tema, sendo o ponto de partida para as análises futuras mais elaboradas.
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