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A teoria da atividade e o ensino de história: perspectivas no ensinar e aprender
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Palavras-chave

Teoria da Atividade. História. Ensino. Aprendizagem

Como Citar

CAVALCANTE, Maria da Paz; GÓIS, Francisca Lacerda de. A teoria da atividade e o ensino de história: perspectivas no ensinar e aprender. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 164–178, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i40.8639812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639812. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho discute a apropriação, por uma professora, de aspectos da Teoria da Atividade e sua relação com o ensino de História. Seu objetivo é refletir sobre essa teoria, na perspectiva de Alexei Nicolaievich Leontiev, e a contribuição desse aporte teórico na formação dessa professora e as possibilidades formativas que ele apresenta para pensarmos o processo de ensino e de aprendizagem da História. Tratar-se de uma intervenção no processo formativo dessa docente que leciona História, nos anos finais do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Coronel Fernandes, no Estado do Rio Grande do Norte. Os dados empíricos foram construídos durante a realização de Ciclos de Estudos Reflexivos ancorados na pesquisa colaborativa. Os resultados sugerem que as reflexões construídas, pela professora, manifestam uma compreensão da Teoria da Atividade e  a sua contribuição para o processo de ensino e de aprendizagem da História, no nível fundamental. Esse entendimento porta uma perspectiva de mudança na sua atuação docente no sentido de desenvolver um ensino comprometido com a formação integral do educando.

https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639812
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