O pensamento educacional de Émile Durkheim

  • Carlos Lucena UFU
Palavras-chave: Educação. Positivismo. Durkheim, Pedagogia Tradicional

Resumo

Este artigo analisa os principais pressupostos de pensamento de Émile Durkheim sobre a sociedade e a educação. Debate com algumas das suas principais obras, entre elas, “A Divisão do Trabalho Social”, “O Suicídio”, “As Formas Elementares da Vida Religiosa”, “Educação e Sociologia”, demonstrando os elementos para a construção de uma teoria do consenso social. Proporciona o debate sobre como estas teorias influenciam a educação nos dias atuais.

Biografia do Autor

Carlos Lucena, UFU

Cientista Social. Doutor em Filosofia e História da Educação. Professor do PPGED/FACED/UFU. Pós-doutorando em Educação pelo Departamento de Educação da UFsCAR. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

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Como Citar
Lucena, C. (1). O pensamento educacional de Émile Durkheim. Revista HISTEDBR On-Line, 10(40), 295-305. https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639820
Seção
Artigos