Sociedade, estado e educação: As várias facetas de Rui Barbosa

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá/CNPq
Palavras-chave: Educação. História da Educação. Rui Barbosa. Escola Pública

Resumo

Neste artigo analisamos a concepção de Rui Barbosa acerca da Sociedade, do Estado e da Educação. Tomamos como recorte temporal o período de 1878 quando este iniciou sua carreira política até o ano de sua morte, 1923. Para a realização dessa pesquisa utilizamos fontes diversas, tais como: os livros escritos pelo autor, escritos para jornais, cartas, programa de governo apresentado quando de sua campanha à presidente da República, pareceres parlamentares, discurso de paraninfo, entre outros. Tais fontes revelam a luta que o autor travava para divulgar e conseguir adeptos às suas ideias. Partimos do pressuposto de que Rui Barbosa tinha um projeto para a sociedade brasileira no qual buscava sua modernização. Modernizar para o autor significava desenvolver economicamente o país por meio da agricultura e da indústria, estabelecer o trabalho assalariado, constituir uma sociedade republicana, alfabetizar a maior parte da população. Nesse processo a educação tinha importante papel, porém não poderia ser isolada do conjunto das transformações necessárias à sociedade.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá/CNPq
Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001.

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Como Citar
Machado, M. C. G. (1). Sociedade, estado e educação: As várias facetas de Rui Barbosa. Revista HISTEDBR On-Line, 11(41), 32-60. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639834
Seção
Artigos